fbpx

A P1, variante do coronavírus do Amazonas, já infectou 98 moradores do Tocantins, de acordo com Ministério da Saúde

Imagem: Divulgação/EBC

Por João Pedro Gomes

Subiu para 98 o número de casos confirmados da variante P1 do coronavírus no Tocantins. Também conhecida como ‘a variante do Amazonas’, a cepa foi apontada no 75º Boletim Epidemiológico da Covid no Brasil, referente aos dias 1º a 7 do mês de agosto. 

A Secretaria de Estado da Saúde afirmou, em nota, que já aguardava pela divulgação dos casos pelo Ministério da Saúde, pois já tinha conhecimento das novas infecções, e ressalta que a única cepa presente no estado é a P1, não tendo nenhum caso da variante delta (a que mais preocupa os cientistas atualmente) registrado.

O relatório do Ministério da Saúde apontava previamente apenas 28 casos da doença no Tocantins, porém, há um atraso entre a confirmação da testagem no Laboratório Central do Estado e a notificação. Antes de ser considerado oficial, o dado passa por uma reavaliação do MS.

Cientistas do Lacen já haviam alertado a população sobre o aumento de casos, visto que a cepa tende a crescer onde é identificada, já que é a mais transmissível. A maioria dos casos no estado possuem origem desconhecida, todavia, não há casos confirmados de reinfecção pela variante.

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *