fbpx

Abertura de empresas no Tocantins será exclusivamente digital a partir desta quinta, 1

Foto: Philipe Ramos/Governo do Tocantins

Por Ivan Trindade


Empresas poderão ser abertas somente de forma online, a partir desta quarta-feira, 1° de setembro. A informação foi divulgada pela Jucetins, Junta Comercial do Estado do Tocantins. De acordo com o órgão, futuros empresários deverão utilizar o portal Simplifica Tocantins (simplifica.to.gov.br) para tal. Além disso, processos como alteração e baixa também serão feitos unicamente pelo mesmo site.

O uso do protocolo em papel não será mais aceito, conforme explicou a presidente da Jucetins, Thaís Coelho. “A exclusividade digital que começou a valer para alguns tipos de empresas em agosto, agora será para todos. Já há muito tempo a maioria dos processos na Jucetins é feita de forma totalmente online. Fizemos tudo com calma e responsabilidade para que todos os usuários se adaptassem à plataforma. Hoje eles já percebem a facilidade que é fazer tudo pela internet e por isso, para acabar de vez com burocracia, filas e papel colocamos em prática o Simplifica exclusivamente digital”, disse

Contudo, será necessária a obtenção de uma assinatura digital para concluir um processo pela internet. Podem ser utilizadas a assinatura avançada ou o certificado digital. A primeira é gratuita e depende apenas de um cadastro no portal Gov.br. Essa nova modalidade tem o mesmo valor jurídico de uma assinatura manuscrita.

Dúvidas podem ser tiradas no site da Jucetins, que disponibiliza manuais com o passo a passo para realizar os principais procedimentos, como abertura de empresas. Os manuais são intuitivos e mostram do início ao fim, com textos curtos e imagens, o registro e a formalização de empresas pelo Simplifica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *