fbpx

Acordo que garantirá compra de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 para o Tocantins é assinado

Foto: Nilson Chaves


Por Ivan Trindade


Um acordo para aquisição de 1 milhão de doses da vacina Sputnik V, contra a Covid-19 foi assinado pelo governador Mauro Carlesse (DEM). Segundo o Executivo, a compra será garantida por meio de Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal e está avaliada em mais de R$ 75 milhões, recursos que serão oriundos do próprio Tesouro Estadual.

Ainda segundo o Governo, a ação irá complementar o Plano Nacional de Imunização encabeçado pelo Ministério da Saúde. A medida já vinha sendo negociada por Carlesse, em junção aos demais gestores dos estados da Amazônia Legal, com a diretoria da farmacêutica União Química, responsável por produzir a vacina russa no Brasil desde o início do ano.

Carlesse explicou que o documento assinado faz parte de um acordo com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal e representa um marco importante para fazer frente à pandemia no Tocantins. “O Governo está investindo na saúde, mas eu peço à população que faça a sua parte, evitando aglomerações, não deixando de usar máscara, álcool em gel e outros cuidados para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus. Só assim vamos sair dessa pandemia”, comentou.

Atualmente o Tocantins possui 147.231 casos confirmados da doença. Desses, segundo o boletim diário divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, 125.205 foram recuperados e 19.822 seguem ativos. 2.204 óbitos foram contabilizados e 505 pessoas seguem hospitalizadas, 165 em leitos clínicos públicos e 152 em leitos de UTI Covid. Já sobre os leitos privados, 100 seguem nos clínicos e 88 nos de UTI Covid.

Vacina

O imunizante Sputnik V promove a imunização por meio de duas aplicações e teve 92% de eficácia em estudos clínicos de Fase 3. Até o final de março, por volta de 50 países no mundo haviam liberado o uso do antígeno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *