fbpx

Adapec apreende carga de mudas frutíferas irregular em Wanderlandia

Foto: Divulgação Adapec

Por Ivan Trindade

Mudas frutíferas irregulares que estavam sendo comercializadas em Wanderlândia foram apreendidas, pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), nesta segunda-feira, 17. O responsável foi multado em R$ 3.600,00 pela infração, e em mais R$ 3.600,00 por dificultar e embaraçar o trabalho da fiscalização.

José Carlos Reis, supervisor da área vegetal da Adapec de Araguaína, afirmou que os fiscais da Agência já estavam cientes do caso, e à procura deste veículo na região, uma vez que houve denúncia sobre a comercialização de mudas em Araguaína no domingo. “O comércio ambulante de mudas de plantas é proibido por lei, por isso emitimos um alerta na região e conseguimos localizá-lo em Wanderlândia. Na abordagem, o condutor apresentou a Permissão de Trânsito Vegetal emitida pelo Estado de Goiás, porém, o documento estava vencido”, disse.

Conforme relato da Adapec, ao ser abordado pela equipe de fiscalização do órgão, o proprietário da carga ofereceu resistência, e por isso, a Polícia Militar foi acionada.

Por meio de nota encaminhada à imprensa, a Adapec informou que a apreensão e destruição das plantas visa preservar o patrimônio fitossanitário do Tocantins, conforme orienta a legislação, já que plantas nestas condições podem trazer pragas que não existem no Estado para as culturas e causar grandes prejuízos econômicos. Em razão disso, a Agência orienta aos produtores rurais, comerciantes e consumidores sobre o perigo da comercialização, aquisição e uso de mudas oriundas de comércio ambulante, pois essas usualmente não possuem origem comprovada e nem garantia de identidade, qualidade, sanidade e produtividade.

Entenda

As mudas devem ser adquiridas de viveiros inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e cadastrados na Adapec. Os materiais resultados da apreensão foram destruídos nesta terça-feira, 18, no aterro sanitário da cidade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *