fbpx

AEM-TO realiza verificação em radares da Capital durante a semana

Foto: Luis Fernando Lima/Governo do Tocantins 

Por Ivan Trindade


Os radares de Palmas passarão por verificação, desta quarta-feira, 9 até a sexta-feira, 11. A ação será realizada por representantes da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO). De acordo com o órgão, os motoristas que trafegam pelas avenidas em que estão instalados os equipamentos devem ficar atentos ao isolamento do trânsito no período.

Ao total, serão nove instrumentos que passarão por aferição metrológica em operações de Verificação Inicial, Periódica e Pós-Reparo em radares fixos e móveis de trânsito. Nesta quarta-feira, 9, serão aferidos os radares localizados na Avenida Teotônio Segurado com Av. LO 09 (AMA) – sentido sul; com Av. LO 05 (Espaço Cultural) e Av. LO 15 (Palmas Brasil) – sentido norte; Avenida NS 1, Quadra 402 Sul, faixa de pedestre (Hospital Unimed) – sentido norte. Na quinta-feira, 10, ocorre a aferição na Avenida Teotônio Segurado com Av. LO 19 (Planeta Chevrolet); com Av. LO 25 (Sindepol) e com Av. LO 27 (Hotel Itália) – sentido norte. Na sexta-feira, 11, na Avenida Teotônio Segurado com Av. LO 27 (Hotel Itália) – sentido sul; e Avenida Teotônio Segurado com Av. LO 29 (Quadra 1.302 Sul) – sentido norte.

A ação da área de Instrumentos atende ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) n° 544/2014, em que é obrigatória a verificação de radares de velocidade ao serem instalados, uma vez por ano ou todas as vezes que o equipamento passar por algum tipo de reparo.

Em nota para a imprensa, o presidente da AEM, Rérison Castro, orienta “que os motoristas estejam sempre atentos aos instrumentos de medição de velocidade. Eles são, também, equipamentos de segurança, haja vista que informam – com base em estudos – qual é a máxima permitida na via”, informa o gestor.

Ensaios metrológicos

A aferição de radares tem por objetivo verificar se a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores está em conformidade com a velocidade permitida nas vias públicas, bem como verificar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e, se estão de acordo com o verificado Inmetro.

Nos ensaios metrológicos, um veículo oficial da AEM passa pelo medidor de velocidade, em média de cinco vezes (para instrumentos existentes) e dez vezes (para instrumentos novos), com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que, ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *