fbpx

Agenda para castração de cães e gatos pela SEMUS abre nesta segunda-feira, 05

Imagem: Raiza Milhomem

Por João Pedro Gomes

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) promove, por meio da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), a castração gratuita de  cães e gatos, fêmeas ou machos, a partir desta segunda-feira, 05. O objetivo da ação é a contenção do crescimento populacional destes animais, além da proliferação de zoonoses. 

O procedimento cirúrgico deve ser previamente agendado no endereço eletrônico do Sistema do Centro de Aprendizagem, Investigação e Extensão em Vigilância em Saúde (Caievs), a partir das 8 horas. 

“Além de prevenir a exacerbada procriação, protege os cães e gatos de diversas doenças, que podem levar a morte”, informa o biólogo Ademilton Guimarães, analista em saúde do Setor de Controle de Animais Reservatório da UVCZ.

O agendamento é pessoal e intransferível, e deve ser realizado pelo tutor do pet. No dia da cirurgia, os documentos com foto do responsável serão conferidos. Além disso, uma cópia do comprovante de agendamento também deve ser levada. 

A UVCZ explica que é permitido agendar até dois machos e duas fêmeas a cada 12 meses, sendo que um animal de cada sexo é inserido por pessoa em um horário de agendamento. Além disso, também é informado que o procedimento é recomendado para animais a partir de 6 meses de vida e com boas condições de saúde, inclusive, na data do procedimento as gatas não podem estar no cio, prenhes ou amamentando. 

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *