fbpx

Apesar de vacinação lenta no Estado, cenário epidemiológico apresenta melhoras

Foto: André Araújo/Nielcem Fernandes

Por João Pedro Gomes

O Tocantins, pela primeira vez no ano, não registrou mortes por Covid-19 por 5 dias seguidos, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Entre os dias 3 e 7 de julho não houve registro de vítimas fatais decorrentes do vírus no Estado. Vale ressaltar que a média é móvel e as estatísticas podem ser atualizadas, caso seja comprovado que a doença é a causa de algum óbito. 

O avanço da vacinação tem ajudado a conter novos casos, mas ainda é considerado lento. Apenas 10,22% da população tocantinense tomou a 2ª dose ou vacina de dose única. Ao todo, 817.069 imunizantes foram distribuídos para o Estado, e enquanto quase 500 mil foram utilizados na D1 (primeira aplicação), abrangendo 31,42% da população, apenas 152 mil receberam a D2. 

Nesta quinta-feira (08), a Secretaria de Estado de Saúde chamou a atenção dos tocantinenses para a importância de tomar a D2 das vacinas contra a Covid-19. De acordo com o órgão, 13.285 moradores estão com a segunda dose atrasada, o que atrapalha uma maior proteção contra o vírus. 

Já a taxa de ocupação de leitos UTIs e clínicos para tratamento de Covid-19 tem diminuído, como aponta o portal Integra Saúde. A ferramenta informa que o percentual de preenchimento da UTI é de 71%. No Hospital Geral de Palmas (HGP) são 63%; no Hospital Regional de Porto Nacional 70%; no Hospital Regional de Araguaína (HRA) 94% e 89% no Hospital Regional de Gurupi (HRG). 

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *