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Após baixa procura, Semus desativa atendimento de escuta on-line de saúde mental; Serviço segue funcionando apenas presencialmente

Foto: Raiza Milhomem

Por Ivan Trindade


Em razão ao surgimento da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus, o serviço de atendimento de escuta de saúde mental passou a funcionar também no formato online, durante o período de isolamento social. Para tanto, em razão à baixa procura, o serviço será suspenso pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas, e agora seguirá funcionando somente presencialmente.

De acordo com a pasta, a média estava sendo de menos de três atendimentos on-line por dia. Por isso, a partir da próxima segunda-feira, 09, os atendimentos estarão ocorrendo apenas no formato presencial. Em nota, a Semus reforça que os serviços presenciais estão mantidos e sendo retomados de maneira mais ampla para atender os usuários que necessitem do serviço.

Entenda

A área técnica da Média e Alta Complexidade da rede informa que em caso de necessidade de atendimento relacionado à saúde mental, o paciente poderá procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, onde ocorrerá o acolhimento e triagem, e, caso necessário, será feito o encaminhamento ao especialista adequado.

A Semus informa que o atendimento em saúde mental on-line foi realizado com o objetivo de ser uma escuta qualificada, não se caracterizando como um acompanhamento progressivo em saúde mental. Quando verificada esta necessidade, o paciente recebia orientação para procurar uma unidade de referência.

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