fbpx

Araguaína se torna a primeira cidade do Tocantins a vacinar pessoas acima de 58 anos sem comorbidades

Imagem: Marcos Sandes/Ascom Araguaína

Por João Pedro Gomes

Pessoas com idade superior a 58 anos e sem comorbidades começaram a ser vacinadas contra a COVID-19 em Araguaína nesta segunda-feira (14). O município é o primeiro do Tocantins a imunizar cidadãos fora do grupo de prioridades. 

A Prefeitura de Araguaína informou que a primeira dose será aplicada na modalidade drive-thru, no Parque de Exposições. Além disso, pontuou também que o número de vacinas em estoque é o fator utilizado pela prefeitura para escolher a faixa etária da população que irá se imunizar. 

A vacinação deve ocorrer normalmente hoje e amanhã (14 e 15), apesar de ter sido decretado ponto facultativo nestes dois dias pela prefeitura em homenagem ao padroeiro da cidade. 

Pessoas com comorbidades e portadoras de deficiência permanente que tenham mais de 18 anos de idade; gestantes e puérperas; trabalhadores da educação, da área da saúde e do transporte coletivo cadastrados na ASTT (Agência de Segurança Transporte e Trânsito) de Araguaína também podem ser vacinados.

Vale ressaltar que para se vacinar é necessário apresentar o cartão de vacinação, um documento pessoal com foto e cartão do SUS no momento da aplicação da primeira dose. No caso dos trabalhadores da educação, é preciso mostrar também a declaração de vínculo original com a instituição de ensino assinada e carimbada pelo gestor, especificando a função e o nível de ensino. 

Já as pessoas com comorbidades e deficiências devem levar um relatório médico: laudo ou prescrição com validade de até um ano; e os trabalhadores do transporte deverão apresentar comprovação do exercício da profissão.

As doses para esses grupos estarão disponíveis das 8h às 16h na UBS Araguaína Sul; UBS JK; UBS Manoel Maria Dias de Brito (Setor Cimba); UBS Nova Araguaína; UBS Dr. Francisco Barbosa de Brito (Vila Aliança) e no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma (Via Lago). 

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *