
Por Gabriela Santos
Os atendimentos da Atenção Básica na Unidade de Saúde da Família (USF) do Santa Fé, retornaram nesta segunda-feira, 14, após diminuição nos casos de Covid-19. Segundo divulgação da Semus, já na na quarta-feira, 23, a USF da 1.304 Sul também retornará com os atendimentos. As duas unidades de saúde eram utilizadas como Unidade Sentinela somente para testagem do vírus.
De acordo com a Prefeitura, após essa retomada a rede municipal passa a concentrar os atendimentos de pacientes com quadro respiratório ou suspeitos de Covid-19 nas Unidades Sentinelas da 503 Norte (Arno 61) e Eugênio Pinheiro, no Jardim Aureny I. A Semus reforçou ainda que a USF da 503 Norte funciona de domingo a domingo, das 7 às 19 horas, e a USF Eugênio Pinheiro, com a mudança, passa a atender de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.
UPA Taquaralto
Além das unidades sentinelas, os atendimentos de urgência para Covid-19 são realizados nas unidades de pronto atendimento (UPAs) Norte e Sul; e, a partir deste sábado, 12, na Unidade de Pronto Atendimento de Taquaralto (UPA Taquaralto), no Setor Sul. Ao contrário das UPAs Norte e Sul, que funcionam 24 horas, a UPA Taquaralto atende das 7 às 19 horas.
Além disso, a pasta salientou que a UPA do Setor Sul conta com 13 leitos de observação e dois de estabilização. A unidade vai acolher os casos de urgência e emergência. A Semus esclarece que o serviço de emergência considera condições que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte, exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Já a urgência é uma condição imprevista, com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência médica imediata.