fbpx

Atendimentos do Projeto Saúde Mental do Servidor serão mantidos em 2022

Imagem: Hellen Nunes/Governo do Tocantins

Por Redação PMW

Neste mês de janeiro, empresas, órgãos públicos e demais organizações civis, em todo o País, promovem ações e atividades de conscientização sobre a importância da preservação e manutenção da saúde mental entre as pessoas. Esta mobilização nacional tem ocorrido sistematicamente desde 2014, quando foi instituído o Janeiro Branco.

Na vanguarda da promoção da saúde para seu capital humano, a Secretaria de Estado da Administração do Tocantins (Secad), por meio de Diretoria da Junta Médica Oficial do Estado (JMOE), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), desenvolveu e implementou o projeto Saúde mental do servidor.

O secretário da Administração Bruno Barreto ressalta que, em princípio, o projeto surgiu da necessidade de oferecer algum instrumento de acolhimento e esclarecimento aos servidores que estavam vivenciando algum tipo de sofrimento psíquico causado em decorrência da pandemia por Covid-19.

“Com a pandemia observamos uma drástica mudança no comportamento de nossos servidores e, sempre primando pelo bem estar destes, buscamos desenvolver esse projeto que visa à minimização de danos, amparo e que veio para ficar em virtude de sua excelente aceitação”, declara o secretário Bruno Barreto.

Sobre o projeto

Iniciado em 2020, o Projeto Saúde Mental do Servidor promoveu a realização de um ciclo de lives, abordando temas motivacionais, autocuidado e a quebra de mitos.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que os transtornos mentais e comportamentais estão entre as principais causas de perdas de dias de trabalho no mundo e dentre os servidores do executivo estadual essa realidade não é muito diferente.

Além dos atendimentos, o projeto também é focado na prevenção. Durante o ano de 2020 foi realizado um ciclo de lives, onde foram abordados temas motivacionais, autocuidado e a quebra de mitos.

São instituições parceiras do Projeto Saúde Mental do Servidor: Ceulp/Ulbra, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Unirg, Unitepac de Araguaína, Universidade Católica de Araguaína, Itop e Unitins.

Atendimentos

Para os servidores que necessitem de atendimento, basta entrar em contato com o setor de Recursos Humanos do seu órgão, por meio de sua chefia imediata ou mesmo por meio da equipe da Junta Médica. Após a solicitação de atendimento, a Junta Médica verifica a instituição parceira disponível para o atendimento e, em seguida, é providenciado o agendamento do encontro online. Mais informações pelo telefone: (63) 3218-1021.

Com informações da Secretaria da Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *