fbpx

Aulas semipresenciais são autorizadas e horário de funcionamento do comércio é alterado em novo decreto do município de Araguaína

Imagem: Divulgação

Por João Pedro Gomes

A retomada das aulas no modelo semipresencial em escolas da rede municipal, particulares de educação infantil e cursinhos foi autorizada, na última segunda-feira (12), pela Prefeitura de Araguaína. Além disso, o decreto assinado pelo prefeito Wagner Rodrigues (Solidariedade), modifica, também, as regras de funcionamento dos estabelecimentos comerciais na cidade.

De acordo com a prefeitura, as instituições educacionais devem dividir cada turma e revezar a cada semana entre aulas presenciais e atividades remotas, além de seguir os protocolos de distanciamento de 1,5 metro entre as carteiras, aferição de temperatura, uso obrigatório de máscara, servir as refeições em sala de aula, tapetes de higienização na porta de cada recinto e marcas de distanciamento nos pátios. Com exceção para alunos no último ano na área da saúde e em internatos, os estágios supervisionados continuam suspensos. 

Em março, o retorno das atividades educacionais presencial já havia sido anunciado, inclusive, a prefeitura chegou a promover uma testagem em massa dos profissionais da educação, todavia, devido ao agravamento da pandemia, o município optou pelo adiamento do retorno. 

Novas regras para o comércio 

Segundo o novo decreto publicado pelo município, o horário de funcionamento de restaurantes, lanchonetes, cinemas, bares e adegas pode se estender para 22h, com limite para até às 23h. Além disso, a capacidade de lotação máxima continua reduzida em 50%, mas o número de ocupantes por mesa é de seis pessoas, ao invés de quatro, como previamente. O consumo de bebidas alcoólicas dentro dos estabelecimentos e nas residências foi autorizado, mas segue proibido em locais públicos. Todos dentro de um estabelecimento ainda devem utilizar máscara. 


Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *