fbpx

Banco Central divulga aumento da atividade econômica em 1,7% no mês de fevereiro

Imagem: M.Torres/Getty Images

Por João Pedro Gomes

O Banco Central (BC) divulgou nesta segunda-feira, 19, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). Pelo décimo mês consecutivo, a atividade registrou crescimento: neste mês de fevereiro, o percentual atingiu alta de 1,7% comparado a janeiro, de acordo com dados ajustados para o período. 

Já comparada a fevereiro de 2020, a expansão é de 0,98% (sem ajustes). Nos últimos 12 meses, findos em fevereiro de 2021, a retração registrada foi de 4,02%. No primeiro bimestre, comparado ao mesmo período do ano de 2019, o crescimento registrado foi de 0,23%.

O IBC-Br é uma maneira de examinar a evolução da atividade econômica brasileira. Isso ajuda o Banco Central a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice traz dados acerca do nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e agropecuária, além do volume de impostos.

Todavia, o indicador oficial, que possui uma metodologia diferente do IBC-Br, é o Produto Interno Bruto (PIB): todas as riquezas produzidas pelo país somadas e calculadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são divulgados trimestralmente.


Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *