fbpx

Blitz sobre prevenção da dengue é realizada pela Prefeitura de Palmas

Foto: Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas

Por João Pedro Gomes

Para chamar a atenção da população quanto aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti, a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas realizou na manhã desta quarta-feira, 15, no semáforo entre as Arses 112 (1.106 Sul) e 122 (1.206 Sul) uma blitz educativa. 

Durante a ação, que contou com distribuição de panfletos, faixas educativas e com a presença do mosquitão da dengue, os pedestres e motoristas foram abordados pelos servidores da UVCZ e receberam orientações quanto ao combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nesta quinta-feira, 16, a blitz ocorrerá na parte norte da Avenida NS-3.

Ao ser abordada, a aposentada Leonér Pinheiro da Silva, de 67 anos, afirmou que a blitz contribui para que ela possa relembrar os cuidados que mantém no quintal de sua casa. “Eu gostei muito, pois eles nos pararam para falar de um assunto muito importante”, disse a aposentada ao lembrar que o cidadão também deve fazer o seu papel no combate ao Aedes.

A analista em saúde e bióloga da Semus/UVCZ, Amanda Alexandrino, afirma que o objetivo da ação é levar para a população informações sobre como se prevenir e cuidar das doenças ocasionadas pelo mosquito. Ela ressalta que o usuário não precisa esperar que o agente de endemias visite sua casa para identificar os focos do vetor da dengue. Amanda explica que a população deve manter cuidados diários e que é importante que, pelo menos uma vez por semana, vistorie o quintal para eliminar possíveis focos do mosquito. 

As blitzen estão acontecendo desde a última terça-feira, 14. Além dos servidores da UVCZ, participam da ação profissionais de unidades de saúde da Capital, Guarda Metropolitana de Palmas e agentes municipais de Trânsito e Transporte. 

Medidas preventivas

 – Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;

– Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

– Mantenha lixeiras tampadas;

– Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;

– Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água.

– Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;

– Mantenha ralos fechados e desentupidos;

– Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;

– Retire a água acumulada em lajes;

– Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;

– Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.  

(Com informação da Prefeitura de Palmas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *