fbpx

Campanha de vacinação contra a Influenza começa na segunda-feira, 12

Foto: André Araújo/Governo do Tocantins

Por Ivan Trindade

A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no Tocantins irá começar na próxima segunda-feira, 12. De acordo com o Governo, a ação, deverá seguir até o dia 9 de julho, e será dividida em três etapas.

A primeira etapa acontecerá de 12 de abril a 10 de maio, e atenderá crianças com seis meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. A segunda etapa será 11 de maio a 08 de junh, e englobará idosos com 60 anos e mais, professores. Por fim, a terceira etapa, deverá ocorrer de 09 de junho a 09 de julho, e atenderá pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

No total, o Estado recebeu 61.500 doses, para iniciar a campanha. Essas, foram enviadas pelo Ministério da Saúde, que deverá mandar novas doses de forma escalonada. Segundo a gerente de imunização do Estado, Diandra Sena, a expectativa é vacinar 90% do público alvo de 534.565 usuários. “A vacinação é a forma mais efetiva de garantir a imunização da nossa população, principalmente neste período de pandemia”, disse.

A campanha contra a influenza será realizada simultaneamente com a campanha de vacinação contra a Covid-19. Desta forma, é importante que seja priorizada a administração da vacina contra a Covid-19, para pessoas contempladas no grupo prioritário para a influenza. Vale lembrar que é necessário respeitar um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, com elevada transmissibilidade e distribuição global. O período de incubação dos vírus influenza é geralmente de dois dias, variando entre um e quatro dias. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática, até formas mais graves.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *