fbpx

Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos começa a funcionar nesta segunda, 02

A Central Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos será inaugurada, às 15 horas. Crédito/Foto: Divulgação.

Por Gabriela Santos 

Será inaugurada nesta segunda-feira, 02, a Central Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, às 15 horas. Segundo informações divulgadas pela Prefeitura, a  Central de recebimento será no Instituto Natura Vida (INA), que atualmente é um espaço licenciado do município para a atividade, localizado na ACSU-SE, (antiga 102 Sul), Conjunto 1, Lote 2 A.

De acordo com informações divulgadas pela pasta, a inauguração da Central acontece pouco mais de um mês após a assinatura da carta de intenções para implantar o sistema em Palmas. A parceria firmada no dia 19 de março foi assinada entre a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), em parceria com o Ministério de Meio Ambiente (MMA). 

Funcionamento 

A Prefeitura informou que conforme é previsto na Lei 12.305/2010, e regulamentado pelo Decreto 10.240/2020, são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso; pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista e produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *