fbpx

Chamas e fumaça: fim de semana em Palmas foi marcado por incêndios de grande porte

Bombeiros contendo as chamas. Imagem: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Por João Pedro Gomes

No último sábado (28), um incêndio atingiu o pátio da Polícia Civil em Palmas e tomou grandes proporções. A estimativa do Corpo de Bombeiros é que dois mil veículos tenham sido destruídos pelas chamas, que tiveram início nas matas dos arredores. A fumaça podia ser vista por toda a cidade e moradores das quadras mais próximas relatam que escutavam pequenas explosões e o fogo consumindo o que havia pela frente.

As chamas atingiram ainda parte do Parque Cesamar, e foi preciso a atuação do Corpo de Bombeiros e brigadistas, além de equipes da Defesa Civil e do exército para combatê-las. Até um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública (SSP) foi utilizado na ação, que levou horas para ser finalizada. A aeronave coletava água no lago do Parque e levava até o pátio, onde lançava sobre o fogo. O incêndio só não atingiu uma escala ainda maior porque os carros que ainda não haviam sido consumidos pelas chamas foram retirados do pátio. 

O fogo foi contido por volta de 12h30, e chegou a atingir uma estação de energia, mas nenhuma ocorrência envolvendo queda de energia foi registrada. A fumaça continuou intensa por horas. O pátio atingido pertence à Polícia Civil, e ao lado fica localizado o pátio da Secretaria da Fazenda, mas não chegou a ser atingido. Confira imagens do ocorrido abaixo:

Fogo na Serra

Já no domingo (29), chamas tomaram os dois lados da Serra do Carmo, em Palmas. Foi necessário o trabalho conjunto de trinta homens do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), da Defesa Civil Municipal e da Naturatins para controlar e cessar o fogo, que teve início ainda no fim da manhã de sábado, em decorrência do incêndio no pátio da Polícia Civil. O incêndio atingiu inclusive chácaras de moradores da região. A fumaça também pôde ser vista de quase toda a cidade.

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *