fbpx

Chances de chuvas fortes faz Defesa Civil Estadual emitir alerta e dicas de segurança

Foto: Charles Costa/Governo do Tocantins


Por Ivan Trindade



Atualmente o Tocantins está sob Alerta Vermelho para fortes chuvas até esta terça-feira, 16. A informação foi divulgada pelo Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). De acordo com o boletim do órgão, que foi divulgado na tarde desta segunda, 15, poderá haver chuva superior a 60 milímetros por hora, ou 100 milímetros por dia.

Conforme orientação, com uma quantidade assim de água, passam a existir os riscos para alagamentos e transbordamentos de rio e grandes deslizamentos de encostas nas cidades onde existem essas características geográficas.

Em razão disso, a Defesa Civil Estadual está agora emitindo uma série de alertas para a população tocantinense, bem como, também passando dicas sobre como evitar problemas em áreas que não possuem a segurança necessária para enfrentar tais situações. “Neste caso, recomendamos a todos que sigam as instruções de segurança recomendadas para esse grau de alerta. É bom que os cidadãos fiquem em áreas que não ofereçam riscos de raios e alagamentos. Procurar sempre um local seguro durante as tempestades e vendavais”, disse o major Alex Matos Fernandes, diretor-executivo da Defesa Civil Estadual ao também afirmar que o órgão já está informando as Defesa Civis Municipais sobre o caso.

Dicas:

– Não ficar em áreas de risco, em especial próximas a rios, represas, córregos e riachos;

– Não sair de casa, a não ser que a residência esteja em risco;

– Em trânsito, atentar para o nível da água ao trafegar pelas vias e estradas, primordial não se arriscar. Se a água estiver acima da roda do veículo é sinal de que é preciso procurar um local seguro e aguardar o temporal passar.

– Em caso de emergência, ligar para 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 199 (Defesa Civil Estadual).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *