fbpx

Comurja se reúne para traçar plano de desenvolvimento da região do Jalapão

Imagem: Ascom/ATM

Por João Pedro Gomes

Prefeitos e outros representantes de sete cidades que constituem a região do Jalapão se reuniram, nesta terça-feira (27), em Assembleia Geral Ordinária na sede da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas, para debater e deliberar sobre a formação formalizada de um Consórcio dos Municípios da Região do Jalapão (Comurja). A finalidade desses municípios é desenvolver e executar ações e serviços públicos juntos na região do Jalapão.

O assunto do debate foi o texto do Estatuto constituinte do Consórcio, os membros constituintes da diretoria e do conselho Fiscal, e a revisão do Protocolo de Intenções (que ainda passará pelo crivo da Câmara de Vereadores dos Municípios participantes do consórcio). Participaram do evento os prefeitos Pastor João, de Mateiros; Carlão, de São Félix do Tocantins; Sussu, de Lizarda; Deusany Batista, de Novo Acordo; Itair Martins, de Rio Sono; Kléber do Sacolão, de Ponte Alta do Tocantins; e representantes de Pindorama. Os municípios de Lagoa do Tocantins e Santa Tereza do Tocantins também constituem o grupo. 

Os membros elegeram a diretoria, o Conselho Fiscal, e de Regulamentação, por meio de eleição. O prefeito de Mateiros, Pastor João, foi escolhido para ser nomeado vice-presidente. Deusany Batista (Novo Acordo) e Carlão (São Félix do Tocantins) foram selecionados para serem os 1º e 2º secretários, respectivamente. Já o Conselho Fiscal será formado pelos prefeitos Itair (Rio Sono), Carlão (São Félix), e Thiago Tapajós (Pindorama).

“Temos alguns objetivos nesse primeiro momento: a Infraestrutura dos Municípios, precisamos dar cara nova ao Jalapão; o ordenamento do Turismo, para evitar degradações ambientais; o lixo é um problema também, pois o aumento do fluxo de pessoas acarreta na geração de dejetos, e temos que ter condições de conseguir coletar tudo isso”, afirmou o presidente, Pastor João.

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *