fbpx

CoronaVac é aprovada pela Anvisa e distribuição pelo país tem início hoje, 18

Vacina possui 50% de eficácia em casos gerais. Foto: Getty Imagens.

Por João Pedro Gomes

Uma grande vitória para a ciência foi conquistada neste domingo, 17: o Ministério da Saúde comunicou a aprovação da vacina CoronaVac, resultado da parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science, do grupo Sinovac Biotech, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A etapa de vacinação emergencial e distribuição para todos os estados e Distrito Federal já se iniciou hoje, 18.

Serão fornecidas quase 6 milhões de doses para todo o país, das quais 4.636.936 unidades serão enviadas pelo governo federal aos estados brasileiros e ao Distrito Federal, enquanto as demais 1.357.640 serão organizadas no estado de São Paulo. As campanhas de vacinação poderão ser iniciadas a partir das 17h de hoje.

A distribuição ficará por conta da Força Aérea Brasileira (FAB) e das companhias aéreas Azul, Latam, Gol e Voepass, além de caminhões que possuam áreas de carga refrigerada. Os primeiros voos levarão vacinas para o Distrito Federal e outras dez capitais: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

Após a entrega das vacinas aos estados, os governos estaduais terão o dever de levar as vacinas até os municípios, em parceria com o Ministério da Defesa.

Etapa de vacinação no Tocantins

De acordo com o Governo Federal, o Tocantins receberá 20.976 doses da vacina nesta primeira etapa. 

Imagem divulgada pelo governo federal mostra detalhadamente o número de vacinas recebidas por Estado. Imagem: Distribuição/Governo Federal.
Imagem divulgada pelo governo federal mostra detalhadamente o número de vacinas recebidas por Estado. Imagem: Distribuição/Governo Federal.

O número também foi divulgado por meio do Twitter:

O governador Mauro Carlesse (DEM) esteve, nesta manhã (18), em Guarulhos, SP, recebendo, em um ato simbólico, as vacinas que serão enviadas ao Estado. Confira abaixo:

Vídeo divulgado em redes sociais.

Munido de 466 mil seringas com agulhas e mais 117.200 unidades adquiridas para iniciar o processo de vacinação contra a COVID-19, o Tocantins foi um dos primeiros Estados a apresentar o Plano Estadual de Imunização. Além disso, o processo de compra de mais 1.665.957 seringas já foi licitado e concluído.

A Prefeitura de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB) também divulgou um plano de imunização no último dia 15: cerca de 14 mil pessoas receberão a imunização na primeira fase da vacinação, dentre profissionais de saúde, idosos acima de 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, e indígenas. Confira abaixo o tweet feito pela gestora:

Eficácia da vacina

De acordo com dados da Anvisa, a CoronaVac tem eficácia de 50,38% em casos comuns, 78% em casos leves e 100% em casos moderados e graves. Em uma rede social, um homem explica de maneira simplificada:

Primeira pessoa vacinada no país

Por volta das 15h30 deste domingo, 17, a primeira pessoa do país foi vacinada em São Paulo: uma enfermeira negra de 54 anos, Mônica Calazans. Ela atuou (e ainda atua) na linha de frente contra a COVID-19, mesmo possuindo duas comorbidades: diabetes e hipertensão. 

A vacinação de Mônica Calazans foi transmitida ao vivo pelos mais diversos locais. Imagem: Reprodução/CNM.

O governo paulista emitiu um comunicado explicando a escolha da primeira pessoa a receber a vacina: “Viúva, ela mora com o filho, de 30 anos, e cuida da mãe, que aos 72 anos vive sozinha em outra casa. Por isso, Mônica é minuciosa nos cuidados de higiene e distanciamento tanto no trabalho quanto em casa – até agora, nenhum dos três foi contaminado pelo coronavírus. Apesar disso, Mônica viu a COVID-19 afetar sua família quando o irmão caçula, que é auxiliar de enfermagem e tem 44 anos, ficou internado por 20 dias devido à doença”.

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *