fbpx

Cronograma de matrículas 2022 e calendário letivo da rede estadual de ensino são divulgados; aulas presenciais retornarão no próximo ano

Foto: Márcio Vieira/Governo do Tocantins

Por João Pedro Gomes

As matrículas para o ano letivo de 2022 na rede estadual de ensino se iniciam no dia 3 de janeiro. O cronograma foi divulgado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), na última terça-feira, 21. 

A primeira etapa do cronograma ocorrerá de 3 a 7 de janeiro, com a renovação de matrícula dos estudantes veteranos das escolas estaduais. Em seguida, no período de 10 a 12, ocorrerá a transferência automática dos alunos cuja escola de origem não oferta a continuidade da série ou ano. O procedimento é realizado entre as unidades escolares municipais e estaduais por meio do Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE).

Nos dias 13 e 14, os pais ou responsáveis dos estudantes alocados pelo processo de transferência automática deverão confirmar a matrícula presencialmente na escola de destino.

Novatos

Para os estudantes novatos, a solicitação de pré-matrícula acontece no período de 17 a 19 de janeiro, por meio do site da Seduc ou pelo telefone 0800-0635050. São considerados novatos os transferidos de redes de ensino (federal, estadual, municipal, particular ou de outros estados). Também estão nesta condição, aqueles que abandonaram os estudos em qualquer período letivo e os que não confirmaram a matrícula da transferência automática.

Os responsáveis pelos estudantes novatos precisarão efetivar a matrícula presencialmente, no período de 26 a 28 de janeiro. Será necessário apresentar as cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento; histórico ou declaração escolar; comprovante do serviço militar para alunos do sexo masculino entre 19 a 45 anos (exceto aos alunos indígenas); carteira de identidade (RG) e CPF; comprovante de endereço; carteira de vacinação em dia; cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); uma foto 3 x 4 recente; além de cartão do Número de Identificação Social (NIS) para aqueles que recebem benefício social do Governo Federal.

Com o intuito de evitar aglomerações, nas unidades de ensino dos maiores municípios do Estado: Palmas, Araguaína e Gurupi, haverá o agendamento para a confirmação presencial da matrícula, no site da Seduc ou pelo 0800-0635050. 

Cronograma

3 a 7 de janeiro – Renovação da Matrícula para estudantes veteranos

10 a 12 de janeiro – Transferência automática dos estudantes da rede municipal e estadual

13 e 14 de janeiro – Confirmação da matrícula dos estudantes de Transferência Automática

17 a 19 de janeiro – Pré-Matrícula dos estudantes novatos

26 a 28 de janeiro – Confirmação da Matrícula dos estudantes novatos (presencialmente)

Calendário letivo

Conforme o calendário, em 2022, os alunos da rede estadual terão 205 dias letivos. Serão 800 e 1000 horas para o Ensino Fundamental e Novo Ensino Médio, respectivamente. As aulas terão início em 1º de fevereiro e terminam no dia 21 de dezembro.

Antes das aulas começarem, acontece o retorno pedagógico de todas as unidades de ensino, no dia 17 de janeiro, com a realização da formação para as equipes escolares. Na semana seguinte, de 24 a 28, ocorre o planejamento interno e alinhamento do Plano Político Pedagógico (PPP) das escolas.

O calendário oficial do ano letivo de 2022 foi elaborado pela Seduc, com a participação da comunidade escolar e alinhado com a União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Vale ressaltar que o Governo do Tocantins anunciou na última segunda-feira, 20, o retorno das aulas presenciais em 2022 para toda a rede estadual de ensino. O anúncio foi feito pelo secretário executivo Fábio Vaz durante a inauguração das obras do Colégio Militar Dona Anaídes Brito Miranda, em Guaraí. 

(Com informações da Seduc)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *