fbpx

Curso que forma 1,3 mil brigadistas para combater os focos de queimadas no Tocantins é iniciado pela Defesa Civil

Foto: Regiane Rocha/Divulgação

Por João Pedro Gomes

A formação de brigadistas que irão atuar no combate aos incêndios florestais dos municípios do Tocantins teve início nesta semana, de acordo com a Defesa Civil. O curso será finalizado na segunda quinzena de julho e mil e trezentas pessoas devem se formar e atuar em 97 cidades do estado. O Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil Estadual são os responsáveis pela formação.

Cento e cinquenta pessoas estão sendo formadas em 12 cidades nesta primeira semana de curso. Após a certificação, os brigadistas poderão ser contratados pelos municípios, que poderão solicitar o benefício do ICMS Ecológico — Um certificado que possibilita a solicitação de repasse do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviço – Ecológico (ICMS Ecológico), junto ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) —.

Cada formação terá a duração de três dias. Os cursos abordam a origem, a evolução e o combate ao fogo, além de aulas de primeiros socorros. De acordo com a Defesa Civil, até o momento 97 prefeituras assinaram termo de cooperação para a formação de brigadas municipais. Apenas em 2021, o estado já superou os números do ano passado, e registrou 1.549 incêndios, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *