fbpx

Dada a largada oficial dos Jogos Estudantis do Tocantins 2022

Acendimento da pira olímpica foi um dos pontos altos da cerimônia de abertura. Crédito/Foto: Márcio Vieira/Governo do Estado.

Por Gabriela Santos

O Governo do Estado deu início aos Jogos Estudantis do Tocantins 2022. A largada foi dada na última segunda-feira, 25, durante cerimônia oficial de abertura da 31ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e da 8ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), considerado o maior evento esportivo escolar do estado. 

Segundo a pasta, este ano, estima-se a participação de mais de 18 mil estudantes das redes pública e privada de educação do estado. Os competidores que se classificaram nas eliminatórias municipais disputam, a partir de agora, as vagas em uma das 14 etapas regionais, que ocorrem entre 25 de abril e 11 de julho. 

Os vencedores dessas fases seguem para as finais na etapa estadual, que ocorrerão em datas diferentes para as categorias 15 a 17 anos e 12 a 14 anos. A Regional Palmas inaugura o calendário desta fase, com jogos e competições entre os dias 25 e 30 de abril.

A competição promove disputas em diversas modalidades individuais e coletivas, como voleibol, futsal, handebol, basquete, tênis de mesa, xadrez, ciclismo, vôlei de praia, badminton, judô, ginástica rítmica, natação e atletismo. Para acessar o calendário completo dos jogos e os regulamentos das modalidades basta clicar neste link disponível no site da Seduc.

Disputa nacional

Conforme informações divulgadas pelo Governo, os campeões do Estado na categoria 15 a 17 anos garantem vaga na etapa nacional dos Jogos da Juventude, de 2 a 17 de setembro, em Aracajú (SE). Já os classificados na categoria de 12 a 14 anos representam o Tocantins nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s).

8º Parajets

Este ano, a etapa estadual dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins foi dividida em dois momentos. De 27 a 28 de maio ocorrem as provas de atletismo, natação e bocha. Já no período de 21 a 22 de junho terão as competições de tênis de mesa e parabadminton.

Os vencedores dos Parajets garantem vaga nas Paralimpíadas Escolares. Na temporada 2022, o evento contará com três fases regionais classificatórias para a nacional. O Tocantins competirá na etapa regional de Brasília nas modalidades de atletismo, natação e bocha. Se classificados, ao paratletas tocantinenses irão defender o Estado na etapa nacional que acontece em São Paulo, no mês de novembro de 2022.

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *