fbpx

Decreto municipal determina apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para eventos públicos e privados; Aulas poderão retornar à forma 100% presencial

Foto: Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas

Por João Pedro Gomes

A apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para acesso a eventos públicos e privados com mais de 200 pessoas passa a ser obrigatória a partir desta segunda-feira, 20, em Palmas. A providência foi publicada durante a última sexta-feira (17) no Decreto Municipal nº 2.100, e visa evitar a propagação do coronavírus. 

Segundo o decreto, é necessário que os comprovantes estejam com a 2ª dose da vacina em dia (exceto em casos de dose única), e que a responsabilidade da exigência de apresentação do documento comprovador é do organizador do evento, que está sujeito a multa em caso de descumprimento da medida. Além disso, os estabelecimentos devem limitar a entrada de usuários a 70% de sua capacidade.

Retorno às aulas totalmente presencial

Outra medida divulgada no texto é que, a partir do dia 4 de outubro, o retorno de 100% das aulas presenciais em escolas públicas e privadas da Capital está autorizado, graças à queda no índice de contaminação de Covid-19 na cidade, decorrente do avanço da vacinação contra o coronavírus. Os estabelecimentos deverão adotar as medidas sanitárias preventivas indicadas pelo município contra a Covid-19 para garantir a segurança dos alunos e colaboradores.

Dica de praticidade

Um aplicativo que pode auxiliar bastante no dia-a-dia é o ConecteSUS, disponível para Android e iOS. Ele é uma carteira de vacinação on-line, que apresenta os imunizantes já tomados, inclusive as doses contra a Covid-19. Para ter acesso a ele, basta baixar o app gratuitamente e se cadastrar com o número de CPF ou da Carteira Nacional da Saúde. 

Aplicativo Conecte SUS. Foto: Tony Winston/MS

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *