fbpx

Desenvolvimento das principais culturas de 2ª safra é afetado por falta de chuvas no Tocantins

Imagem: Divulgação

Por João Pedro Gomes

O boletim do 9º Levantamento da Safra de Grãos, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta que, devido ao baixo volume de chuvas registrado e com o clima veranico prolongado durante o mês de maio, as principais culturas de 2ª safra no Estado do Tocantins estão sendo prejudicadas, e o agricultor deve sentir essa quebra na produtividade, principalmente no milho, que deve ser o mais impactado.

Ainda é estimado pela estatal que a produtividade para a 2ª safra do cereal deve sofrer uma queda de aproximadamente 4,9%, o que significa 4.837 kg/ha, ao invés dos 5.084 kg/ha previstos inicialmente. A queda na produção possui um percentual ainda maior, de 10,9%, o que pode resultar em 1,09 milhão de toneladas de prejuízo. 

Já no caso do cultivo da 2ª safra de feijão, estima-se que o desempenho das lavouras tenha tido prejuízo em 7,8%, algo em torno de 1.036 kg/ha. O crescimento deve ser reduzido na produção, visto que houve aumento na área plantada de 65,5% em comparação ao ano passado. Diante disso, a produção deve crescer para 49,7 mil toneladas. Para mais informações, basta acessar o site da Conab.

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *