fbpx

Dia “D” de combate ao Aedes aegypti acontecerá nesta sexta-feira, 03

Foto: Divulgação

Por João Pedro Gomes

O debate sobre a Situação epidemiológica das arboviroses e ações de combate e controle do Aedes aegypti realizadas no Tocantins e a realização de vistorias em prédios públicos. Assim será a programação do Dia “D” de combate ao Aedes, nesta sexta-feira, 03, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).

O evento coordenado pela Diretoria de Vigilância das Doenças Vetoriais e Zoonoses começará com uma reunião, às 10h, no Anexo I, da SES-TO. “Temos uma lista de 19 servidores da Secretaria que foram capacitados como brigadistas, os quais estão aptos a atuarem na inspeção de suas repartições e assim farão, de forma que todos os prédios pertencentes à SES, sejam devidamente certificados como livres de focos do mosquito”, destacou a gerente de Vigilância das Arboviroses da SES, Cristiane Bueno.

A gerente informou ainda que “durante todo o ano, os municípios são orientados a promoverem ações de controle das arboviroses e desde o lançamento da Campanha Estadual de Prevenção e Controle das Arboviroses, realizada no dia 29 de novembro deste ano, as ações já foram intensificadas. Especificamente no Dia D, todos promoverão ações alusivas, para que despertem a população aos cuidados com eliminação dos focos do Aedes aegypti”, pontuou Cristiane.

Dados epidemiológicos

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) apontam que de janeiro a dezembro de 2021, o Tocantins registrou 3.290 casos de Dengue, em 70 municípios, com três óbitos. O Estado apresentou 129 casos de chikungunya, em 20 municípios, sem óbitos. Já a Zika, foram 53 casos, em 11 municípios, também sem mortes.

(Com informações da Secretaria de Estado da Saúde)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *