fbpx

Edmundo Galdino, ex-deputado federal, falece em decorrência de parada cardíaca

Imagem: Arquivo Pessoal

Por João Pedro Gomes

O ex-deputado federal Edmundo Galdino da Silva faleceu nesta quinta-feira, 22, vítima de uma parada cardíaca aos 62 anos. Devido a problemas renais e lutando contra um câncer, ele estava, há dez dias, internado no Hospital Dom Orione, em Araguaína.

Ele atuou durante sua vida na política tocantinense: em 1982 foi eleito vereador de Araguaína, e também foi deputado estadual por Goiás, antes da divisão do Estado, decorrente da criação do Tocantins. Entre 1988 e 1994, foi deputado federal pelo recém criado Estado, voltando à Câmara dos Deputados em 2002. 

Nascido na cidade de Filadélfia, Edmundo Galdino se mudou para Araguaína aos 2 anos de idade, onde atuou, quando adulto, em questões agrárias. Foi diretor do Incra no Tocantins, e assumiu a presidência da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) durante o último governo de José Wilson Siqueira Campos.

O governador Mauro Carlesse (PSL) lamentou: “Com pesar, recebi a notícia do falecimento do ex-deputado Edmundo Galdino. Neste momento de tristeza, rogamos ao nosso eterno e bondoso Deus que console os corações enlutados de seus familiares, amigos e de todos os cidadãos araguainenses que, sem dúvida, sentem a partida de Edmundo Galdino. A todos, os meus sentimentos”, divulgou em nota. 

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), afirmou que o ex-deputado foi amigo de longa data de sua família: “(…) e sempre esteve presente nos momentos críticos em que vivi. Era uma daquelas pessoas que não precisavam ser chamadas quando dele precisávamos. Lembro com ternura das histórias que ele e João Ribeiro (in memoriam) contavam quando ainda era deputado estadual por Goiás. Foram amigos por toda uma vida. (…) A saudade será eterna, mas espero que sua caminhada como comandante partidário continue sendo referência para a nossa própria trajetória”, afirmou.


Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *