fbpx

Empresários de turismo devem se cadastrar ou atualizar dados junto ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos

A iniciativa é executada pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos estaduais do setor.

Por Gabriela Santos

O Programa Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) está promovendo a formalização e legalização dos fornecedores de serviços turísticos, também sendo utilizado como fonte de consulta pelos viajantes.  De acordo com divulgação da Agência do Desenvolvimento Turístico Cultura e Economia Criativa (Adetuc) a iniciativa é executada pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos estaduais do setor. 

A pasta salientou que os municípios que buscam inserção ou permanência no Mapa do Turismo do Brasil precisam comprovar que possuem empresas devidamente cadastradas.

Empresas 

Conforme a Gerência de Projetos Estratégicos da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), 956 empresas tocantinenses estão com o cadastro atualizado em 14 atividades: acampamento, agência, casa de espetáculos e equipamentos de animação turística, centro de convenções, empreendimento de apoio ao turismo náutico ou pesca esportiva, guia de turismo, locadora de veiculos, meio de hospedagem, organizadora de eventos, empreendimento de entretenimento e lazer & parque aquático, prestador de infraestrutura de apoio para eventos, prestador especializado em segmento turístico, restaurante/cafeteria/bar, transportadora turística.

Além disso, segundo informações difundidas pela pasta, os campeões de registros são as agências de turismo (284) e restaurantes/cafeterias/bares (208), mas ainda há uma grande quantidade de empreendimentos fora do Cadastur. O cadastro é obrigatório para agências, meios de hospedagem, guias, transportadoras, organizadoras de eventos, acampamentos turísticos e parques temáticos. Não há parques temáticos no Tocantins.

Cadastro

Para cadastrar um empreendimento, seu proprietário ou responsável deve entrar no link do MTur (www.cadastur.turismo.gov.br) e seguir as orientações. A Sectur oferece as orientações necessárias, pelo telefone (63) 3218-5802 e e-mail: cadasturtocantins@gmail.com.

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *