fbpx

Entenda a importância do diagnóstico e tratamento da asma

De acordo com o Ministério da Saúde, doença atinge 10% da população global. Crédito/Foto: Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas.

Por Gabriela Santos 

A asma é uma doença crônica que acomete as vias respiratórias, especialmente os brônquios e pode causar dificuldade para respirar, tosse e falta de ar e, quando não tratada, pode levar até a morte.  Sendo uma doença que acomete 10% da população global conforme dados do Ministério da Saúde. 

Diante do risco dessa doença, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) alertou a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento da doença, ressaltando  que o atendimento é realizado nas Unidades de Saúde da Família (USF). 

A pasta informou que o tratamento para asma é baseado em medidas de higienização do ambiente, apoio de medicamentos e também vacinas para alergias. Além disso, para o diagnóstico é necessária uma avaliação médica para descartar outras doenças, determinar a gravidade da doença e se ela está associada a outras enfermidades. 

Segundo a pasta, fatores climáticos como períodos chuvosos ou secos podem influenciar na qualidade de vida da pessoa com asma, podendo desencadear uma série de complicações, como redução na capacidade de realizar atividades, insônia, alterações permanentes no funcionamento dos pulmões, tosse persistente, dificuldade para respirar, hospitalização e internação por ataques severos.

Sintomas

Os sintomas da asma geralmente são característicos como falta de ar, chiado no peito, cansaço, dor no peito e tosse. Apesar de não possuir uma cura, com o tratamento regular, o paciente consegue reduzir os sintomas e ter uma boa qualidade de vida. 

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *