fbpx

Escolas municipais de Araguaína introduzem aulas de Libras para alunos a partir do quinto ano

Imagem: Marcos Sandes/Ascom

Por João Pedro Gomes

A rede municipal de Araguaína começou a fornecer aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os alunos. De acordo com a Prefeitura, a introdução da matéria teve início na última semana e será gradativa para todas as séries do ensino fundamental. No momento, a disciplina está sendo lecionada para 77 turmas do quinto ano, o que engloba 1.967 crianças.

A Prefeitura explicou que, além do conhecimento linguístico, a nova matéria da grade escolar busca trabalhar a inclusão social e explicações sobre a surdez. A diretora de Ensino Especial da Secretaria Municipal de Educação, Ana Paula Oliveira, afirma que a inserção da disciplina é uma conquista: “Cada turma terá uma hora de aula por semana e atividade avaliativa bimestral para saber o desenvolvimento alcançado naquele período. A introdução da matéria será gradativa e logo chegará para todos os anos”.

Ana Paula afirma também que as aulas ministradas por professores surdos ajudam na eficiência do ensino: “É a língua natural deles e por isso têm mais propriedades para ensinar. Isso também é muito importante para outros alunos com surdez, até pela questão de identidade, ali tem um profissional que também tem uma deficiência e isso enriquece o aprendizado”.

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *