fbpx

Exame de mamografia volta a ser ofertado em Hospital Regional de Augustinópolis

Foto: Esequias Araujo/Governo do Tocantins

Por João Pedro Gomes

Pacientes da região do Bico do Papagaio já contam com o conforto e praticidade de realizar os exames de mamografias, sem a necessidade de deslocamento para outras regionais. O serviço foi retomado na última semana, no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAug) e a estimativa é atender cerca de 200 mulheres por mês.

A paciente Maria Neli da Silva Araújo, 59 anos, moradora de Augustinópolis, relatou a experiência vivida. “Há um ano e meio eu aguardava para realizar o exame de mamografia. Gostei do atendimento, não tive desconforto algum e sempre tinha receio de fazer, com um pouco de medo. Agora repetirei sempre que a médica solicitar, ainda mais que o atendimento é perto de casa”, afirmou.

Assim como Maria Neli, a paciente Rita Ferreira Sales, 58 anos, também aguardava há dois anos. “Estou feliz em poder realizar este exame que é uma forma importante de prevenção ao câncer de mama e aconselho a todas as mulheres realizarem  a mamografia”, destacou.

A supervisora do setor de mamografia, Adriana da Silva Santos Barros, afirmou que “é com grande satisfação que reiniciamos o trabalho de realização dos exames para atender as demandas das mulheres da região tendo em vista a importância do exame de mamografia para diagnóstico e prevenção do câncer de mama”, disse.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Afonso Piva, falou sobre o retorno do serviço. “Este foi mais um importante passo na busca de cumprir a determinação do Governador Wanderlei Barbosa, que é humanizar cada vez mais a saúde pública em nosso Estado. O fato das mulheres da região do Bico não precisamente mais sair para outras regionais distantes, proporciona conforto, além da agilidade no diagnóstico e tratamento”, enfatizou.

A superintendente de Unidades Próprias da SES, Elaine Sanches, frisou que “com a baixa da pandemia pela Covid-19, aos poucos nossas unidades vão retomando à rotina e voltando com os atendimentos eletivos. Já fizemos isso com as cirurgias e agora com os exames especializados e ambulatoriais”.

Para o diretor administrativo do HRAug, Dione Ribeiro da Silva, “é com imensa felicidade que retornamos com as realizações dos exames de mamografia, uma vez que o mesmo estava parado desde março de 2020. Para ter acesso aos exames, as mulheres devem ser devidamente reguladas por seus municípios de origem, por meio da Atenção Básica”, pontuou.

(Com informação da Dicom)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *