fbpx

Exame inédito em bebê ainda na barriga da mãe é realizado em Palmas

Hospital e Maternidade Dona Regina // Foto: André Araújo/Governo do Tocantins.

Por Ivan Trindade

A primeira cordocentese guiada por ultrassom, seguida de punção vesical fetal foi realizada no Tocantins. O procedimento que aconteceu no Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), trata-se de uma intervenção por coleta de sangue a partir do cordão umbilical e urina da bexiga do bebê, através de agulha especial, para avaliar o funcionamento da bexiga e rins do feto.

A cirurgia ocorreu no último dia 20, na paciente J.B.F., gestante de 28 semanas, com bebê portador de válvula de uretra posterior. Fábio Moraes, o especialista em medicina fetal da unidade afirmou que a paciente precisava dos exames para dar continuidade ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD) – cirurgia renal congênita.

“Estes procedimentos eram realizados apenas na rede privada e agora foram realizados no Dona Regina, pelos médicos Dr. Fábio Moraes e Dra. Emmanuelle Moraes, ambos especialistas em medicina fetal, lotados na unidade. Uma grande conquista para nosso hospital e para todos os usuários do Sistema Único de Saúde, no Tocantins”, disse a diretora geral do HMDR, Débora Petry.

Ainda conforme Fábio, para o procedimento é necessária agulha especial, que foi doada pela Clínica Materno Fetal de Palmas. “Toda equipe de enfermagem do bloco cirúrgico do Dona Regina não mediu esforços para este momento inédito, conseguindo, inclusive, parte do material cedido do Hospital Geral de Palmas”, comentou. “O ato gerou economia aos cofres públicos e esperamos continuar a realizar mais procedimentos como estes!”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *