fbpx

Festas de final de ano ainda com pandemia

Foto: Regiane Rocha/Secom

Por Luiz Filho 

Pela segunda vez, as festas de final de ano vão ser em meio a pandemia. Embora muitos estados já tenham afrouxado várias restrições, como a realização de eventos, as tradicionais programações de natal e ano novo, sofreram alterações, e algumas foram até canceladas, em todo o Brasil. 

Atualmente, de acordo com os dados divulgados no último dia 08 de dezembro, pelo consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL,  64,78% da população brasileira já tomaram a segunda dose ou dose única. Já a dose de reforço, segundo a estimativa de 21 de novembro divulgada pelo mesmo grupo, 14.021.899 pessoas já receberam a terceira dose, cerca de 6,57% da população. 

Os dados de vacinados davam quase certo o “fim da pandemia” no país, com planos de grandes festas de virada de ano, e até mesmo o carnaval de 2022. Porém com o surgimento da nova variante, Ômicron, diversas capitais e estados estão começando a endurecer novamente as restrições e obrigatoriedades de segurança, para não propagação, principalmente depois de comprovados casos de infectados no Brasil. 

Se você tem planos de viajar, ou quer saber como estarão os estados com a programação de eventos de final de ano, confira abaixo os principais eventos das capitais do país. O levantamento dos eventos foi confirmado no último dia 08 de dezembro, e pode sofrer alteração de acordo com as prefeituras locais. 

Aracajú 

Para o natal, a capital sergipana promove até em janeiro o projeto Natal Iluminado 2021, com decoração e iluminação nas ruas, apresentações culturais e musicais nas principais praças da cidade, como Fausto Cardoso, Olímpio Campos e Almirante Barroso. Aos sábados ocorrem os desfiles com músicos e artistas circenses. 

Já a tradicional festa de virada de ano, que ocorre na Orla da Atalaia, que costuma reunir, cerca de 100 mil pessoas, tinha sido confirmada pela prefeitura, porém devido ao surgimento da nova variante, pelo segundo ano, a festa foi cancelada. 

Belém 

Em Belém a restrição foi mais forte. A Fundação Cultural do Município de Belém, informou ainda no início de dezembro, que além da grande festa de réveillon, também não haverá nenhuma programação de Natal. Por causa da pandemia. Porém, mesmo sem nenhuma programação natalina, a capital do Pará já está parcialmente decorada com as luzes do tradicional Círio de Nazaré. De acordo com a prefeitura, este ano a decoração está sendo ampliada. 

Belo Horizonte 

Assim como nos demais anos, a capital mineira não terá festa de réveillon. Os eventos natalinos também não ocorrerão, sendo assim, Belo Horizonte recebe as já tradicionais luzes de natal na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul. 

Boa Vista 

No dia 18 de dezembro, a prefeitura de Boa Vista realizará na Praça do Pintolândia, zona oeste da capital, o tradicional espetáculo público Natal da Paz. Embora já esteja confirmado, ainda acontecerá uma reunião extraordinária para decidir quais serão as medidas de segurança para a realização do evento. 

Já sobre a festa de virada de ano, o governo do estado de Roraima decidiu manter a queima de fogos que acontecerá no Parque Anauá, em Boa Vista. O governo informou que tem condições de realizar o evento com segurança. Embora, segundo o consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de saúde, o estado ainda esteja com menos da metade da população vacinada. Segundo o governador do estado, Antonio Denarium, o plano é intensificar as vacinações, para garantir uma segurança ainda maior. 

Brasília 

Normalmente, a capital federal não tem o costume de realizar eventos natalinos públicos, sendo instalada apenas as decorações, que já estão sendo finalizadas. Porém a festa de réveillon, que costuma ocorrer anualmente, e já tinha sido confirmada pelo então governador Ibaneis não será realizada. A festa iria acontecer em cinco regiões da capital federal. Vale salientar que dois pacientes foram confirmados com a variante Ômicron em Brasília. 

Campo Grande 

Em Campo Grande, a programação de natal conta com apresentações para o público infantil, shows musicais e caravanas pelos bairros, além da tradicional decoração e luzes de natal. Na agenda de eventos ainda estão marcados pequenos shows ao vivo, que acontecerão todos os dias na Praça Ary Coelho, coros natalinos e encenação do nascimento de Jesus, que aconteceram respectivamente próximo ao relógio da 14 de Julho e Avenida Afonso Pena. 

Já sobre a festa de final de ano, o prefeito Marquinhos Trad foi enfático ao dizer que estava cancelada, assim como o carnaval 2022. Segundo Trad, a capital do Mato Grosso do Sul vai respeitar o pedido das autoridades de saúde, e pelo segundo ano a festa de réveillon não acontecerá.

Cuiabá 

Em Cuiabá, além de não ter nenhuma programação de natal, nenhuma decoração temática foi confirmada até o momento. A festa de réveillon também não aconteceu, e já tinha sido cancelada, junto com o carnaval de 2022, no dia primeiro de dezembro. O decreto ainda prevê veto nas festas particulares, ou seja, nem mesmo festas privadas estão autorizadas a acontecer. 

A rigidez do decreto se dá pelo atual cenário de Cuiabá. Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, 20 mil pessoas com mais de 18 anos ainda não foram vacinadas e outras 57 mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose do imunizante. 

Curitiba

Os eventos natalinos na capital do Paraná ocorreram, mas com algumas medidas de segurança especiais. A decoração temática já está em produção e montada. Além disso, atrações como circuito natalino de carro, voos de balão, exposições, feiras temáticas, aulas gastronômicas, experiências olfativas e recitais de ópera aconteceram para animar a população.

Assim como tem ocorrido em anos anteriores, Curitiba não terá nenhuma programação réveillon. 

Florianópolis 

A prefeitura da capital de Santa Catarina, informou a realização de eventos de Natal, iniciando no dia 02 com as luzes de natal. A caravana do Papai Noel, que aconteceu entre os dias 03 ao dia 18 de dezembro. Além da parada de natal, que serão realizadas no dia 16 e 17 do mesmo mês. Os eventos pedem o passaporte de imunização, que deve constar a comprovação das duas doses da vacina. 

Já para a virada do ano, a tradicional queima de fogos acontecerá, porém sem shows. Segundo a prefeitura, a intenção é evitar aglomerações e conter o contágio da covid. 

Fortaleza

A capital do Ceará terá uma programação especial com coro infantil, espetáculo de luzes e som, além de um caminhão de luz para animar a população durante até o dia 23 de dezembro. Já sobre o réveillon a prefeitura descartou a realização de festa pública. Sendo assim a tradicional festa de virada de ano, que ocorre no Aterro da Praia de Iracema, não vai ocorrer pela segunda vez, motivada pela pandemia da covid. 

Goiânia 

A capital goiana terá apenas sua anual decoração de Natal. Tradicionalmente, a prefeitura de Goiânia não costuma realizar festa pública de réveillon. Já o governo do estado informou que também não realizará nenhuma festa de final de ano. 

João Pessoa

Em parceria da prefeitura e iniciativa privada, João Pessoa receberá uma programação especial de natal durante o mês de dezembro. O evento acontecerá em três polos que serão interligados por vias decoradas. Já as festas de réveillon, que estavam previstas para acontecer na Orla de João Pessoa, foram todas canceladas. Porém a praia vai estar liberada para livre circulação de pessoas. Festas e reuniões privadas em bares e casas de shows poderão acontecer. 

Macapá 

A capital do Amapá, terá decoração temática, mas até o fechamento desta matéria, ainda não tinha nenhuma programação confirmada de eventos para o natal. Já sobre o réveillon, a queima de fogos na orla do rio Amazonas, acontecerão, porém as festas que estavam sendo organizadas tanto pelo governo do estado do Amapá, quanto pela prefeitura de Macapá, foram canceladas. 

Maceió 

Na capital alagoana, vai ter uma programação especial de natal, o Natal dos Folguedos. O evento contará com apresentações culturais e cortejos natalinos, mas até o presente momento, ainda não tinha um calendário de datas confirmado. 

Mesmo com cerca de 90% da população vacinada, as festas públicas de réveillon organizadas pela prefeitura foram canceladas. A informação do cancelamento chegou para o público duas semanas após comunicado da prefeitura informando que as festas seriam mantidas. Os eventos privados ainda podem ocorrer dentro do que já foi programado. 

Manaus

Manaus não divulgou nenhum evento programado para a celebração de Natal, porém a cidade está decorada e iluminada com luzes temáticas. Já a festa de réveillon, que estava programada para ocorrer com apresentação de Luan Santana e cantores gospel, foi cancelada devido a pandemia e nova variante da covid. 

Natal 

A capital potiguar terá uma programação especial para o natal. Com a já tradicional Árvore de Natal de Mirassol, além de shows musicais presenciais, feira gastronômica e de artesanatos. Porém a programação de réveillon foi cancelada pela prefeitura. Desta forma, além dos shows na praia da Redinha, as queimas de fogos em Ponta Negra e na Ponte Newton Navarro, que estavam previstas para a virada do ano, não acontecerão.

Palmas 

A capital mais jovem do país, Palmas, tinha uma programação especial para o natal, porém a prefeitura preferiu suspender parte da programação. Ficando mantida, por enquanto, visitação aos espaços públicos que receberam instalações e decorações temáticas. Além disso, a cidade está completamente decorada com as tradicionais luzes e decoração natalinas. 

Já sobre o réveillon, a festa anual que ocorre na Praia da Graciosa, não será realizada, bem como a queima de fogos que também foi cancelada. 

Porto Alegre 

A cidade de Porto Alegre, de acordo com o site da Prefeitura, conta com uma programação natalina que inclui apresentações culturais e uma vila de natal, que conta com artesãos, o presépio e a casa do Papai Noel. Já sobre o réveillon, as festas foram canceladas por conta da pandemia.

Porto Velho 

Em Porto Velho, os casos de covid voltaram a subir, provocando espera para leitos em hospitais do estado, a programação de natal foi mantida com visitação. A inauguração da decoração de natal, na noite do último dia 06 de dezembro, contou com centenas de pessoas.  

Já as festas de réveillon estão mantidas. A prefeitura pontuou que ficará monitorando o cenário até o dia 10 de dezembro, e somente aí decidir se mantém ou se cancela o evento. 

Recife 

Em Recife a prefeitura pontuou que não tem uma programação definida para o natal e que a realização de qualquer evento está sujeita à deliberação das autoridades sanitárias. No réveillon, a capital pernambucana decidiu que as queimas de fogos estão mantidas, porém não terão os shows, para evitar aglomerações. 

Rio de Janeiro 

A capital carioca ainda não tem uma confirmação da programação de natal. Esse ano, a tradicional árvore de natal na Lagoa Rodrigo de Freitas, não será montada. Já o réveillon ainda é incerto, Cláudio Castro, governador do estado, disse acreditar ser possível realizar a queima de fogos com música eletrônica, mas para isso outras medidas precisam ser tomadas para evitar as aglomerações. Mas nada ainda foi confirmado. 

Rio Branco 

A capital acreana já está recebendo a decoração natalina feita pelo governo e prefeitura, e contará com uma árvore de natal de 25 metros de altura e uma casa do Papai Noel. As inaugurações das decorações ocorreram no último dia 12, com orçamento de 120 mil da prefeitura e dia 14, essa feita pelo governo do estado do Acre.

Já a festa de réveillon confirmada pelo governo, que aconteceria em Rio Branco, foi preciso voltar atrás e cancelar o evento devido a pandemia.

Salvador 

A capital baiana tem uma programação para o Natal, com o tema Luz para Recomeçar. Na praça do Campo Grande, a decoração é em homenagem aos profissionais da saúde e vítimas da covid-19, e poderá ser visitada até o dia 6 de janeiro mediante agendamento pela internet. Já na praça da Revolução tem decoração natalina também.  

O já tradicional Festival da Virada, que ocorreria durante cerca de 4 a 5 dias, foi cancelado. Após retardar o máximo possível a decisão, o prefeito Bruno Reis, informou no último dia 29 de novembro, que mesmo com 81% da população acima de 12 anos já tenham sido vacinados com a segunda dose, é preciso estar atento ao cenário da pandemia no Brasil e no mundo. O prefeito ainda adiantou que no caso do carnaval ainda não se tem um parecer e que será divulgado em parceria com o governo do estado.

São Luís

A capital do Maranhão terá uma programação especial natalina que contará com shows e decorações com luzes. As atrações incluem espaço para contar histórias e neve artificial. Já para visitar a casa do Papai Noel, será necessário apresentação do cartão de vacinação da população acima de 12 anos, que comprovem a imunização com duas doses ou dose única. Já as tradicionais festas de réveillon, não serão realizadas em virtude da pandemia. 

São Paulo 

Em São Paulo, o Parque do Ibirapuera recebeu sua tradicional decoração natalina. Ao todo são sete árvores em torno do lago, a maior com 20 metros. Além disso, a programação conta com atrações de projeções e show de luzes holográficas na fonte, simulando objetos e animais. Já na Ponte Estaiada a árvore de 50 metros de altura será montada. 

Por conta da pandemia, a prefeitura de São Paulo decidiu cancelar a festa de réveillon que estava sendo planejada. Além disso, manteve a obrigatoriedade do uso de máscaras na capital. 

Teresina 

Pelo terceiro ano, Teresina recebe o Natal de Sonho e Luz, nesta edição homenageando os profissionais que atuaram na pandemia da covid. A programação, que é promovida pelo governo estadual, vai até o dia 6 de janeiro, com atividades todos os dias. Teresina não tem a tradição de promover festas de réveillon, e neste ano não será diferente, sem eventos para a data. 

Vitória 

A programação da capital do Espírito Santo para o natal conta com 50 pontos iluminados, com árvores de natal. Já na praça São Pedro, recebeu um pinheiro de 10 metros de altura, cinco de diâmetro e uma estrela de dois metros. O Parque Moscoso vai receber a Vila do Papai Noel, e os arcos da ponte da Ilha do Frade receberão iluminação de led. 

Devido a pandemia, a prefeitura de Vitória suspendeu todos os eventos públicos de réveillon. Isso inclui o cancelamento da queima de fogos, shows e apresentações que estavam programados para acontecer.

Infelizmente, quando estávamos achando que teríamos a chance de chegar em 2022 dando passos mais próximos do fim da pandemia, a nova variante apareceu. As programações que estavam a todo vapor, precisaram ser novamente suspensas. Enquanto alguns estados já ensaiavam a não obrigatoriedade do uso de máscara, outros começaram a confirmar casos de pacientes infectados com a nova variante. 

De um jeito ou de outro, é preciso de uma vez por toda compreender que a vacinação é essencial. Não só para a segurança individual, mas para o controle da doença. Pesquisas já mostram que vacinados com as duas doses ou dose única, podem até pegar a nova variante, mas conseguem se recuperar sem chegar no estágio grave da doença. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *