fbpx

Festival de cultura e culinária paraense acontecerá em Palmas durante este fim de semana

Imagem: Divulgação

Por João Pedro Gomes

Ocorrerá neste fim de semana (11 e 12 de junho), em Palmas, o I Festival da Tradição Paraense no Tocantins, evento voltado para enaltecimento e divulgação da tradição, cultura e culinária paraense. Danças, comidas típicas e músicas tradicionais serão o foco principal da festividade, que acontece com o apoio da Lei Aldir Blanc. 

O Festival irá ocorrer no Ponto do Pará, na Praça dos Girassóis, conhecido por ser um local de encontro dos paraenses residentes em Palmas. Além disso, será transmitida uma live artística no Canal do Youtube do Festival e, as comidas oferecidas podem ser pedidas na opção delivery.

O produtor cultural conhecido como Neco (Francisco Vanderli) é o idealizador do projeto, e afirma que se inspirou na culinária paraense atendendo e servindo às pessoas que frequentam o tradicional Ponto do Pará. Com o apoio do Governo do Tocantins com o Ministério do Turismo — Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura, a realização do evento foi possível.

Cardápio e apresentações

O evento venderá comidas típicas paraenses, e nele estarão disponíveis: arroz paraense, tacacá, vatapá, açaí, maniçoba, pirarucu, pato no tucupi, peixe frito com açaí, camarão empanado, unha de caranguejo, porção de charque, porção de camarão e os sucos de cupuaçu, bacuri, graviola e murici.

Artistas renomados como Dorivã Borges, Grupo Samba Mais, dançarinos de Carimbó (selecionados pelo festival), a Chef Ruth Almeida e a atriz Ana Kamila Castanô estarão presentes no festival. Nilson Chaves, Wanderley Andrade e Valmir Borges, músicos paraenses, irão marcar presença de forma virtual no evento.

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *