fbpx

Google Maps anuncia novidades para o futuro: realidade aumentada auxiliará usuários em locais fechados

Imagem: Divulgação/ Google

Por João Pedro Gomes

Um novo recurso do Google Maps anunciado na última terça-feira, 30, o “Live View”, permitirá a visualização de rotas sustentáveis com trajetos que emitem menos gases poluentes, caminhos que priorizam transportes mais utilizados por usuários, além de verificar caminhos em locais fechados como aeroportos, shoppings e estações de trem e metrôs.

O recurso será testado, inicialmente, em algumas cidades dos Estados Unidos, Japão, Austrália, Índia e em alguns países da Europa. Apesar de não estar entre os primeiros países selecionados, é esperado que o Brasil também tenha disponibilidade desta função num futuro próximo.

A funcionalidade irá contar com setas e indicativos de direção que servirão para orientar as pessoas em ambientes fechados. Tudo será disponibilizado por meio de tecnologia de Realidade Aumentada, que deve determinar a posição e orientação de algo ou alguém no mapa, bem como sugerir qual caminho seguir para chegar a uma loja no shopping ou aos guichês de check-in dos aeroportos, como exemplo.

Imagem: Divulgação/ Google

Além disso, os usuários do Maps poderão contar com informações sobre o clima e a qualidade do ar em determinadas regiões. Ou seja, a temperatura e a previsão do tempo em uma área de deslocamento estará disponível antes mesmo de sair de casa.  De acordo com o Google, os dados climáticos estarão disponíveis dentro de alguns meses e poderão ser acessados por usuários de Android e iPhone (iOS) em todo o mundo. 

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *