fbpx

Governo afirma que quase metade das doses de lotes interditados da CoronaVac enviadas ao TO foi aplicada; Instituto Butantan acompanha o caso

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por João Pedro Gomes

Segundo o Governo do Tocantins, quase metade das doses da CoronaVac provenientes de lotes interditados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foram aplicadas na população tocantinense. Das 500 doses recebidas em um dos 25 lotes suspensos, 227 foram aplicadas em todo o estado até esta quarta-feira, 22.

A Secretaria de Estado da Saúde afirmou, por meio de nota, que as aplicações foram feitas antes do problema ter sido identificado pela Anvisa, que determinou a interdição. Ela afirma ainda que fará o recolhimento do restante na próxima semana, de acordo com a indicação da Anvisa.

A vacina é feita em uma parceria entre a farmacêutica Sinovac e o Instituto Butantan, porém, no dia 14 deste mês, o Instituto anunciou que os lotes seriam trocados por vacinas prontas, o que levou à interdição de 12,1 milhões de doses que foram produzidas pela Sinovac, na China, em uma fábrica não inspecionada e aprovada pela agência.

Apesar de garantir que os lotes interditados não representam risco algum para a população, ainda não se tem conhecimento se as pessoas que tomaram a dose vão precisar de uma nova aplicação. Além disso, o Instituto Butantan afirma que as pessoas que tomaram a vacina estão em monitoramento.

Confira abaixo os municípios e a quantidade de doses que foram aplicadas no Tocantins:

MunicípioQuantidade de doses
Abreulândia10 doses
Abreulândia10 doses
Almas10 doses
Alvorada10 doses
Araguaçu10 doses
Arraias10 doses
Aurora10 doses
Barrolândia8 doses
Brejinho10 doses
Chapada da Natividade46 doses
Combinado10 doses
Dianópolis10 doses
Fátima10 doses
Ipueiras10 doses
Jaú10 doses
Lavandeira10 doses
Mateiros10 doses
Monte do Carmo10 doses
Natividade13 doses
Novo Alegre10 doses
Oliveira de Fátima10 doses
Palmeirópolis10 doses
Peixe78 doses
Pedro Afonso10 doses
Pindorama10 doses
Ponte Alta do TO10 doses
Silvanópolis115 doses
Santa Rosa10 doses
Tupirama10 doses

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *