fbpx

Governo do Estado pretende contratar caminhões refrigerados para distribuir vacinas no sul e sudeste do Tocantins

Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

Por João Pedro Gomes

O Governo do Tocantins divulgou, nesta quinta-feira (24), a informação de que pretende empregar dois caminhões refrigerados para atuarem como centrais de distribuição móveis de vacinas. Ainda não há data para a realização desta contratação e nem foram divulgadas as estimativas de gastos com aluguel dos veículos. 

Os caminhões seriam abastecidos com as vacinas contra a Covid-19 em Palmas e enviados a Gurupi e Dianópolis, com a intenção de atender aos municípios das regiões sul e sudeste do estado. 

O Tocantins conta com apenas duas centrais de distribuição das doses de vacina, sendo elas em Araguaína e em Palmas. A primeira abrange todo o norte do estado e a da capital as cidades das regiões central, sul e sudeste. A distribuição das doses tem sido algo muito debatido entre o governo estadual e os municípios, que estão descontentes com o quantitativo de vacinas recebido. 

Perciliana Bezerra, superintendente de Vigilância em Saúde, explicou como funciona o sistema de compartilhamento das vacinas: “A distribuição das vacinas é feita toda semana de quarta a sexta-feira, mas há municípios que não conseguem vir a Palmas toda semana, pelos gastos que esse deslocamento provoca, por isso a ideia de instalação dos novos polos de distribuição vem para facilitar esse acesso. Os caminhões sairão de Palmas, indo até essas cidades; e lá, os prefeitos poderão retirar as doses destinadas aos seus municípios”.

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *