fbpx

Hemocentro de Araguaína precisa de doações de sangue com urgência

Foto: André Araújo

Por Ivan Trindade

Com a chegada da pandemia, causada pelo novo Coronavírus, as unidades da Hemorrede Tocantins passaram a sofrer baixas maiores no número de doações. A situação tem gerado dificuldades para atender as demandas por sangue em todo o Estado. Nesta semana, a unidade de Araguaína está com os estoques de sangue em níveis críticos e precisa de doações de todos os tipos sanguíneos.

A doação de sangue é essencial para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos para os pacientes que necessitam de transfusão, principalmente as vítimas de acidentes. Iara Bucar, gerente técnica do Hemocentro de Araguaína (Hemara), afirmou que a oferta de doações teve uma queda ainda maior no último mês, por aliar os danos da pandemia, com o período de férias. “Desde o início da pandemia pelo novo Coronavírus a gente já teve uma redução no número de doações e com o período de férias, a oferta cai drasticamente, uma vez que muitas pessoas viajam”, afirmou.

Para realizar a doação, no Tocantins, é necessário fazer o agendamento e além disso, alguns critérios precisam ser obedecidos. São eles:

·  Estar em boas condições de saúde.
· Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, necessita de consentimento formal do responsável legal).
·  Pesar no mínimo 50kg.
·  Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior).
·  Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação).
·  Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.
·  Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
.  Pessoas que testaram positivo para COVID-19 precisam esperar 30 dias após o desaparecimento de todos os sintomas ou alta médica para doar sangue. As pessoas que tomaram a vacina contra o coronavírus precisam aguardar 7 dias. 

Os contatos para agendamento são:

 * Hemocentro Coordenador de Palmas: 3218-3232 e 0800-642-8822
* Unidade de Coleta de Palmas (anexo ao HGP):  3218-7336
* Hemocentro Regional de Araguaína: 3411-2915
* Núcleo de Hemoterapia de Gurupi: 3312-2237
* Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional: 3363-5161
* Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis: 3456-1153

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), todas as unidades da Hemorrede do Tocantins mantêm rígidas medidas de segurança quanto à prevenção da COVID-19, conforme indicações do Ministério da Saúde (MS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *