
Por Gabriela Santos
O Hospital Geral de Palmas (HGP), disponibiliza um Serviço de Referência no Atendimento de Crianças em Situação de Violência no Tocantins (Savi), que atua 24 horas em regime de urgência e emergência. De acordo com divulgação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) são realizados em média cerca de 100 atendimentos por mês com o serviço.
Conforme informações da pasta, o setor efetua o primeiro atendimento e o acompanhamento ambulatorial, que é realizado pela equipe multiprofissional do Hospital constituída por: médico, psicólogo, assistente social, enfermeira, terapia ocupacional e farmacêutico.
A prestação dos serviços está em funcionamento 24 horas em regime de urgência e emergência. A Secretaria salientou que é referência no atendimento às crianças de ambos os sexos, na faixa etária de zero até 11 anos, 11 meses e 29 dias, em situação de violação de direitos em decorrência de violência física, psicológica, sexual e negligência, crônicas e/ou agudas.
Além disso, a unidade hospitalar recebe pacientes encaminhados do Instituto Médico Legal (IML), da delegacia, da escola, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Conselho Tutelar.
Revisão por Ivan Trindade