fbpx

Implantação da Unirg é permitida em Paraíso do Tocantins

Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins

Por Ivan Trindade


Um decreto que permitirá a devida implantação da Unirg, Universidade de Gurupi em Paraíso do Tocantins foi assinado nesta quarta-feira, 27, pelo governador Mauro Carlesse (DEM). A medida só foi possível após vistoria e parecer positivo já publicado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). Agora, de acordo com o presidente da Fundação UnirG, Thiago Pinheiro Miranda, a ideia é implantar um polo de Saúde no Campus de Paraíso e, realizar o vestibular no mês de março para que o curso de Medicina já comece ainda no primeiro semestre de 2021.

Em sua fala, Carlesse ressaltou sobre a importância do aumento da formação profissional e científica em todas as regiões do Tocantins.“Sempre me questionei por que a UnirG não era ampliada para outros lugares, tendo em vista seu grande potencial. Conseguir concretizar isso é um grande sonho se realizando. Trabalhamos com a máxima agilidade para que isso fosse possível, porque o Tocantins deve ser sinônimo de oportunidade. O mundo inteiro vai saber que o Tocantins forma médicos de qualidade. Obrigado a todos que se juntam a nós para tornar estas ações possíveis”, disse.

Celso Moraes (MDB), prefeito de Paraíso do Tocantins, afirmou que a instalação da Universidade é ganho não só para a Educação, mas para o Desenvolvimento Econômico e para a Saúde, pois muitos dos universitários vão acabar se estabelecendo na região. “Estamos entrando em um novo ciclo de desenvolvimento em Paraíso e região”, disse.

Vestibular 2021

Segundo as partes, agora, com a publicação do decreto de credenciamento no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, o próximo passo para a abertura de vagas no curso de Medicina é a aprovação do credenciamento deste curso por parte do Conselho Estadual de Educação. A reunião do CEE está agendada para o próximo mês de fevereiro.

O prédio que vai receber a UnirG já está pronto e adequado para o curso. Segundo Celso Moraes, estão sendo avaliadas duas possibilidades para o ingresso de alunos: a realização de um vestibular presencial ou a utilização das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *