fbpx

Indígena desaparecido há três dias na Ilha do Bananal é resgatado

Foto: Ascom Bombeiros

Por Ivan Trindade



Foi encontrado Tekuwala karaja, indígena de 30 anos de idade que estava desaparecido há 3 dias. A ação de procura, que ocorreu do dia 27 ao dia 28 de março, contou com apoio o grupo de operação de buscas pelo Corpo de Bombeiros Militar e também da Diretoria do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), vinculada à Superintendência de Segurança Integrada da Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO).

De acordo com o pai de Tekuwala, Waxyan Maluar Karaja, ele estava desaparecido na Ilha do Bananal, mais de 200km de Palmas, após se perder na noite da última sexta-feira, 26. Segundo relatos de familiares, o indígena estava com o padrasto navegando da Aldeia Fontoura para a Aldeia Isabel, mas o motor apresentou problemas e o rapaz foi deixado nas proximidades enquanto o padrasto retornou para consertar o equipamento.

Foto: Divulgação Bombeiros

Contudo, ao voltar ao local onde Tekuwala deveria estar, o padrasto o não encontrou, imaginando que o rapaz tivesse saído a pé. Contudo, ao chegar ao local de destino, o afilhado não se encontrava. Com isso, deu-se início às buscas.

Bombeiros militares se juntaram com familiares e outros moradores, realizando as buscas na região. Tekuwala foi visto na manhã de sábado, após pedir água para moradores numa das ilhas vizinhas a Mato Grosso, mais precisamente nas proximidades da cidade de São Félix, por onde é mais fácil o acesso à Aldeia Isabel.

Os grupos percorreram várias localidades durante todo o dia em busca do rapaz, que só foi ser encontrado na tarde do domingo, quando teria feito contato com a família. Ele estava numa fazenda na região.

Hoje, já na manhã desta segunda-feira, 29, com apoio do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), Tekuwala foi resgatado e lavado em segurança para a aldeia onde mora.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *