fbpx

Iniciada a primeira fase do Censo Escolar 2022

Censo Escolar é feito por meio do Sistema Educacenso. Crédito/Foto: Marcio Vieira/Governo do Estado.

Por Gabriela Santos 

A primeira etapa do Censo Escolar 2022 em todas as escolas públicas e privadas do Brasil foi iniciada na última quarta-feira, 25. Segundo informações divulgadas pelo Governo do Tocantins, o levantamento é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

De acordo com a pasta, o levantamento é realizado em regime de cooperação com as secretarias estaduais e municipais. No Tocantins, a coleta de dados é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O objetivo principal do Censo Escolar é mapear e acompanhar todas as unidades estudantis que atuam com a educação básica, nas modalidades ensino regular, educação especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação profissional. Na prática, os gestores escolares utilizam o Sistema Educacenso para lançar informações sobre os alunos, turmas, equipes pedagógicas e estrutura física das escolas.

Cronograma

Conforme informou a pasta, a primeira etapa do Censo acontece entre os dias 25 de maio e 1º de agosto de 2022, com foco nas informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e professores. A divulgação dos dados finais está prevista para a segunda quinzena de dezembro no Diário Oficial da União (DOU).

Já a segunda etapa demostrará dados sobre o rendimento dos estudantes, aprovação, reprovação, quantos alunos foram transferidos de escolas, evasão e falecimento. Este levantamento será feito de 1º de fevereiro a 17 de março de 2023.

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *