fbpx

Iniciativa Capital por um dia faz de Taquaruçu sede dos poderes municipais todo 1º de junho

Data homenageia o Distrito pela concessão de sua territorialidade. Crédito/Foto: Edu Fortes/Prefeitura de Palmas.

Por Gabriela Santos 

Todos os anos, no dia 1º de junho, o Distrito de Taquaruçu se torna sede dos poderes executivos e legislativos municipais e estaduais, respeitando o disposto no Artigo 3º da Constituição Estadual e o parágrafo segundo da Lei Orgânica do Município de Palmas.

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura, a mudança, implementada em 2006, é uma homenagem ao antigo Município de Taquarussu do Porto, pela concessão de sua territorialidade para a implantação da Capital do Estado.

Desde então, na mesma data, o Distrito de Taquaruçu torna-se sede, por um dia, dos poderes executivo e legislativo municipal e estadual, onde a população costuma receber atendimentos especiais nas áreas sociais, de saúde e cultura. Na ocasião são apresentadas ordens de serviço do executivo, requerimentos dos vereadores, além de homenagens aos moradores locais que contribuíram na criação e construção da Capital. 

Taquaruçu

Taquaruçu é um distrito, situado a 32 km do centro de Palmas, aconchegante e com gente hospitaleira. O nome indígena significa Taboca Grande foi dado originalmente ao rio que banha a região.  É um dos povoados mais antigos do Tocantins e surgiu a partir de um ponto de parada de tropeiros que faziam o trajeto entre Porto Nacional e outros municípios.

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *