fbpx

Inscrições para processo seletivo de bolsas remanescentes do Prouni se encerram nesta terça-feira, 04

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por João Pedro Gomes 

As inscrições para o processo seletivo de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) começaram na última segunda-feira, 03, e devem ser realizadas até hoje, 04, na página do Prouni até 23h59. O resultado do processo para o primeiro semestre deste ano será divulgado nesta sexta-feira, 07.

Estão sendo ofertadas as bolsas não preenchidas no primeiro processo seletivo, nas duas chamadas regulares e também na lista de espera. Desistência dos candidatos pré-selecionados e falta de documentação são exemplos que ocasionam a existência dessas vagas, todavia, o quantitativo das remanescentes ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). 

Nova Regra

Vale reiterar que de acordo com a Portaria nº 212/2021, a classificação dos candidatos, a partir de agora, é de acordo com a média aritmética simples das notas obtidas nas cinco provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): Linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; e a redação.

A classificação do candidato será na ordem decrescente da pontuação obtida no Enem, na opção de curso, local e turno de oferta e instituição de ensino para qual a pessoa se inscreveu. É necessário não ter zerado a redação e ter obtido ao menos 450 pontos no conjunto de provas do Enem. 

O Prouni

Para concorrer à bolsa integral, é necessário que o estudante tenha realizado o ensino médio completo em escola da rede pública ou privada, desde que na condição de bolsista integral. Além disso, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário-mínimo por pessoa. Já para bolsa parcial (50%), a renda da familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários-mínimos por pessoa.

As pessoas que forem classificadas devem entregar, na instituição de ensino para a qual foram aprovados, a documentação necessária. O período é de 10 a 13 de maio. 

O Prouni é o programa do governo federal que fornece bolsas de estudo integrais e parciais (50%). Apenas neste semestre, o Prouni ofereceu mais de 162 mil bolsas. 

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *