fbpx

Janela de plantio de soja será aberta no Tocantins, mas somente nas Planícies Tropicais

Foto: Marley Camillo/ Ascom Adapec

Por Ivan Trindade


A partir desta quarta-feira, 20, estará aberta a janela para plantio de soja no Tocantins. Contudo, segundo a Adapec,  Agência de Defesa Agropecuária, a medida só será inicialmente possível nas cidades que possuem planícies tropicais, como: Lagoa da Confusão, Cristalândia, Pium, Formoso do Araguaia, Santa Rita do Tocantins e Dueré. O plantio seguirá até o dia 31 de maio, e a colheita foi antecipada para a data limite, em 20 de setembro.

Cleovan Barbosa, responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja no Tocantins, conta que a Adapec requereu no ano passado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a autorização para manutenção de cultivos excepcionais de soja sementes nas Planícies Tropicais tocantinenses sob o sistema de subirrigação. “Apresentamos ao Mapa uma justificativa técnica, a qual foi aprovada, e com isso, foi autorizado a manutenção do plantio de soja para as finalidades de pesquisa, ensino e produção de sementes,” disse Cleovan.

Para realizar o cultivo de soja naquela região os produtores devem solicitar antecipadamente o pedido à Adapec, por meio da apresentação do cadastro de propriedade, plano de trabalho, termo de compromisso do responsável técnico e croqui das lavouras. O download dos documentos necessários para o cadastro está no site da Adapec, no endereço: www.to.gov.br/adapec basta preencher os formulários disponíveis, e posteriormente, entregar esta documentação num escritório da Agência.

Dados

Na safra de 2021, foram cultivadas nas planícies tropicais do Tocantins, 71.300 hectares, em 140 propriedades.

Ferrugem Asiática da Soja

É a principal praga que acomete a oleaginosa, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Ela dissemina rapidamente entre as plantações através do vento. Os maiores prejuízos causados é a redução da produtividade, já que causa desfolha precoce nas plantas, impedindo que os grãos de soja se formem completamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *