
Por Ivan Trindade
Um levantamento realizado pela Jucetins, Junta Comercial do Estado apontou quais são os municípios que abrem empresas mais rápido, no Tocantins.
Confira a relação:
1° – Gurupi: 13h00m43s
2° – Porto Nacional: 13:05:07
3° – Miracema do Tocantins: 20:04:18
4° – Guaraí: 23:13:49
5° – Araguaína: 24:35:27
6° – Araguatins: 25:25:50
7° – Paraíso do Tocantins: 25:38:49
8° – Lagoa da Confusão: 33:21:45
9° – Colinas do Tocantins: 35:10:48
10° – Palmas: 38:33:33
De acordo com o órgão, recentemente, o Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei), do Ministério da Economia, estabeleceu, por meio da Resolução nº 61, que a consulta prévia não impede mais a continuidade do processo de registro empresarial.
Agora, com isso, mesmo que o município demore a realizar a verificação, a abertura da empresa pode continuar a tramitar nas Juntas Comerciais. Antes, a consulta prévia era impeditiva e, sem ela, o empreendedor não conseguia prosseguir. Agora, o resultado dessa consulta pode sair posteriormente, já com o processo em curso na Junta Comercial.
Para a imprensa, a Junta afirmou que a expectativa é que os efeitos da resolução agilizem ainda mais a abertura de empresas no Tocantins. Atualmente, a equipe da Junta leva apenas 15 horas para analisar os processos, após a consulta prévia concluída pelos municípios. Porém, se o empresário optar pelo contrato padrão, o CNPJ já é emitido na hora (a análise é feita posteriormente) e ele já pode dar início ao funcionamento de sua empresa.