fbpx

LG divulga fim de fabricação de celulares e fábrica em SP será afetada

Imagem: Reprodução/ TV Vanguarda

Por João Pedro Gomes

Foi confirmado pela LG, nesta segunda-feira (05), que as operações de suas divisões globais de celulares foram encerradas. Isso significa que a produção e o desenvolvimento de smartphones em todo o mundo foram suspendidos. A empresa já registrava resultados negativos neste setor há cinco anos seguidos. 

A fabricante sul-coreana informou, por meio de uma nota à imprensa, que tem sofrido perda operacional no ramo de celulares desde 2015, o que totaliza 23 semestres consecutivos. Também é informado a estimativa do valor de prejuízo da empresa: US$ 4,1 bilhões até o final de 2020. “A fim de fortalecer sua competitividade futura por meio de seleção e foco estratégico”, a decisão de fechar o segmento de smartphones foi tomada, de acordo com a empresa.

A fábrica brasileira da empresa, voltada para a produção de smartphones, em Taubaté, interior de São Paulo, foi afetada. Inclusive, esta unidade também produz monitores, porém, este setor não deve ser abalado. A outra produtora de materiais, localizada em Manaus (AM), responsável por fabricar aparelhos de ar-condicionado, geladeiras e outros eletrodomésticos, não será incluída na decisão da LG. 

Essa decisão abre caminhos para que a empresa se esforce em aprimorar as áreas em que possui êxito: componentes para veículos elétricos, dispositivos conectados, casas inteligentes, robótica, inteligência artificial e soluções corporativas. A companhia informa também que irá vender todos os produtos em estoque, e respeitará o período conforme as leis de cada país. 

Veja abaixo a nota oficial da LG do Brasil encaminhada à imprensa:

Desde o segundo semestre de 2015, o nosso negócio global de celulares tem sofrido uma perda operacional por 23 trimestres consecutivos, resultando em um acumulado de aproximadamente 4,1 bilhões de dólares (US) até o final de 2020.

Depois de avaliar todas as possibilidades para o futuro do nosso negócio de celulares, o Headquarter Global decidiu por fechar esta divisão a fim de fortalecer sua competitividade futura por meio de seleção e foco estratégico.

Como uma companhia que valoriza profundamente a contribuição de cada funcionário, cliente e parceiro LG, nós comunicaremos de forma aberta e transparente durante este processo, buscando uma abordagem justa e pragmática, enquanto atendemos as obrigações jurídicas.

É com tristeza que compartilhamos esta notícia com os nossos clientes e parceiros que ao longo de todos estes anos nos demonstraram confiança e nos deram apoio.

A LG Electronics do Brasil agradece vocês e irá se concentrar fortemente em seus negócios de modo a continuar a fornecer produtos e serviços inovadores que tornarão a vida melhor.

Revisão por Ivan Trindade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *