fbpx

Lote com 1,5 milhão de vacinas da Janssen chegou ao Brasil nesta terça-feira, 22

Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Por João Pedro Gomes

Às 9h desta terça-feira (22), 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen chegaram ao Brasil, no aeroporto internacional de Guarulhos, São Paulo. De acordo com o Ministério da Saúde, “quando as doses são liberadas para distribuição, os planos de voos são definidos e os lotes chegam aos estados em até 48 horas”. 

No aeroporto, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, comemorou: “Mais 1,5 milhão de doses de esperança para o povo brasileiro […] essa vacina tem uma vantagem de ser dose única. E, com isso, conseguimos avançar no nosso programa de imunização”, finalizou. 

Metade das doses

O número é apenas metade do previsto inicialmente: 3 milhões de vacinas eram esperadas ainda na última semana. Ontem, no Senado, Queiroga não explicou o motivo de apenas 1,5 milhão de vacinas chegarem ao território brasileiro: “Inicialmente, negociamos com a Janssen, e eles iriam nos antecipar, na semana passada, 3 milhões de doses. Lamentavelmente, não foi possível a chegada dessas 3 milhões de doses.”

Em pronunciamento, o ministro fez questão de afirmar que a antecipação dessas doses foi um “acerto da política do Ministério da Saúde”, e reforçou que “com certeza” todos os adultos estarão imunizados com pelo menos uma dose até o mês de setembro. A Janssen é a única vacina aplicada em território brasileiro de dose única. 

Distribuição e validade

O ministério afirmou que a distribuição dessas doses da Janssen irá ocorrer após uma reunião entre União, estados e municípios, prevista para os próximos dias. A pauta será o quantitativo e o envio desse imunizante para cada estado e Distrito Federal.

Após ter sua validade estendida, o imunizante da Johnson & Johnson deixa de valer até 27 de junho e, agora, vence apenas no dia 8 de agosto. O Ministério da Saúde pontua que, após aberto, cada frasco (que contém cinco doses) deve ser utilizado em até seis horas. 

Revisão por Ivan Trindade

2 thoughts on “Lote com 1,5 milhão de vacinas da Janssen chegou ao Brasil nesta terça-feira, 22

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *