fbpx

Luto e comoção nacional: Seis pessoas morrem em acidente aéreo neste domingo (24)

Os Bombeiros chegaram no local por volta de 9h20. Imagem: Divulgação.

Por João Pedro Gomes

Tragédia: Aconteceu, manhã deste domingo (24), um acidente aéreo na pista da Associação Tocantinense de Aviação (ATA), no distrito de Luzimangues. A aeronave era particular, de modelo BE-58 Baron, e caiu e pegou fogo após sua decolagem. As seis pessoas que estavam a bordo faleceram. 

Os jogadores e o técnico do clube Palmas Futebol e Regatas iam para Goiânia, onde ocorreria uma partida do time contra o Vila Nova pela Copa Verde, nesta segunda-feira (25), às 16h. O comandante e piloto da aeronave também está entre as vítimas. 

Vítimas

A família de todos os envolvidos foi informada antes da divulgação de seus nomes, que são: o empresário palmense e presidente do clube Palmas, Lucas Meira (32); o comandante e piloto da aeronave, identificado por hora apenas como comandante Wagner; o jogador lateral-esquerdo do clube, Lucas Praxedes (23); o atacante da equipe, Marcus Molinari (23); o goleiro do Palmas, Ranule Gomes (27); e o volante e zagueiro do time, Guilherme Noé (28).

De acordo com informações do time divulgadas por meio de nota oficial, eles viajavam em um voo particular porque haviam contraído COVID-19 e o período de isolamento estava em seu último dia: “Os atletas finalizariam o cumprimento do isolamento neste domingo, 24. Com isso, a diretoria decidiu levá-los no voo particular que já seria utilizado pelo presidente, para que terminassem de cumprir o isolamento em Goiânia e assim estar à disposição da comissão técnica para o jogo diante do Vila Nova”.

Investigação e possíveis causas

Segundo nota divulgada pela Força Aérea Brasileira, as investigações estão ocorrendo de maneira que o laudo em que consta a causa da queda seja constatado e divulgado o mais breve possível, mas não estabeleceu um prazo. Investigadores do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos trabalham no caso. 

Já o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) informa que o avião não possuía autorização para realizar serviços de táxi aéreo. 

Notas divulgadas

Palmas Futebol e Regatas

O Palmas Futebol e Regatas vem por meio desta informar que por volta das 8h15 da manhã deste domingo, 24, ocorreu um acidente aéreo envolvendo o presidente do clube Lucas Meira, quando decolava para Goiânia, para a partida entre Vila Nova x Palmas nesta segunda, 25, válida pela Copa Verde. O avião em que Lucas estava junto com o comandante Wagner e os atletas Lucas Praxedes, Guilherme Noé, Ranule e Marcus Molinari, decolou e caiu no final da pista da Associação Tocantinense de Aviação. Lamentamos informar que não há sobreviventes. Neste momento de dor e consternação, o clube pede orações pelos familiares aos quais prestará os devidos apoios, e ressalta que no momento oportuno voltará a se pronunciar.

Cinthia Ribeiro (PSDB), prefeita de Palmas

Recebi com muita tristeza a notícia da morte de um grande amigo, o empresário Lucas Meira, dos jogadores do Palmas Futebol e Regatas Lucas Praxedes, Guilherme Noé, Ranule Gomes e Marcus Molinari, e do piloto Comandante Wagner, vítimas de um acidente aéreo ocorrido na manhã deste domingo, 24.

Dono de grande energia e visão estratégica, Lucas Meira dedicou seu talento para dar oportunidades a outros jovens como ele, tendo contribuído para que muitos tivessem acesso ao mercado de trabalho, por meio do programa Jovens Aprendizes. O esporte era uma de suas paixões e por meio do futebol, também revelou muitos talentos.

Solidarizo-me com os familiares de Lucas Meira, dos atletas do Palmas e do Comandante Wagner, rogando a Deus que os acolha em sua morada e traga consolo aos parentes e amigos das vítimas.

Carlos Gaguim (Podemos), deputado federal

Quando conheci o Lucas ele é já era um destaque. Jovem em idade e maduro em seus ideais e projetos. O pai biológico dizia: Gaguim, ele é seu filho. A dor é grande. A perda é irreparável, não só para nós que o amávamos, mas também para todo o Brasil. Ele era um dos jovens mais brilhantes que esse país tinha. Cuidava do Social e cuidava das pessoas. 

Recebi agora a pouco a ligação do pai de Lucas que me disse: Gaguim, estou longe, cuida [do Lucas] para mim pela última vez. É de dilacerar o coração.

Eu jamais gostaria de publicar essa nota, ou dar uma notícia como essa. Mas infelizmente estamos diante desse fato terrível, que nos surpreende como uma sentença irrevogável. O que podemos fazer agora é exaltar a memória desse grande homem, que se tornou assim, excepcional, em sua passagem por essa terra.  

Posso usar as palavras do apóstolo Paulo para falar da vida do Lucas: 

– Combateu o bom combate, encerrou a carreira, guardou a fé.

Diversas outras autoridades também emitiram suas notas, entretanto, vale o destaque de uma empresa: a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração – Renapsi, presidida por Lucas Meira. 

Imagem: Divulgação.

Comoção nas redes sociais

Por meio de tweets, diversos internautas prestaram apoio às famílias das vítimas.

A PMW Digital e a Agência AZ+ prestam suas condolências às famílias. 

Imagem: Divulgação.

Revisão por Ivan Trindade

One thought on “Luto e comoção nacional: Seis pessoas morrem em acidente aéreo neste domingo (24)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *