fbpx

Membros do Conselho Estadual sobre Drogas biênio 2021-2023 tomam posse

Foto: Ascom Seciju

Por Ivan Trindade



36 membros do Conselho Estadual sobre Drogas (Conesd/TO) para o biênio 2021-2023 tomaram posse nesta terça-feira, 15. A ação ocorreu via videoconferência, ela plataforma Google Meet. De acordo com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), como se trata de gestão paritária, com participação da sociedade civil e do Governo, foram escolhidos para serem presidente e vice-presidente, permanentes representantes da Seciju e da Gerência de Prevenção Contra as Drogas, vinculada à Pasta.

O Conesd/TO é uma entidade normativa e consultiva coletiva vinculada à Seciju, instituído pelo Decreto nº 4.604, em dois de agosto de 2012. Atua com orientações normativas sobre as atividades dos integrantes do Sistema Estadual de Políticas sobre Drogas; na elaboração e aprovação de políticas públicas estaduais da mesma temática; na definição de estratégias de execução das políticas públicas estaduais sobre drogas, dentre outras competências.

Conforme a pasta, durante a sessão, foram apresentados os eixos de atuação e os projetos de prevenção, tratamento e de reinserção das pessoas com algum tipo de dependência química elaborados pela Gerência que serão levados à plenária para deliberação, para serem utilizados no próximo mandato.

Ainda no momento, o presidente do Conesd/TO e também secretário da Seciju, Heber Fidelis, explicou a importância da Entidade para o Estado. “A atuação do Conselho é essencial, enquanto órgão consultivo, para formulação de políticas públicas de promoção e de assistência voltadas a esse público”, disse.

O Gerente de Prevenção Contra as Drogas e Vice-Presidente do CONESD/TO, Ronan Dorneles, disse que “a posse dos novos conselheiros vem validar as ações e projetos da Pasta e também apresentar aos integrantes, os eixos de atuação sobre a Política Estadual sobre drogas e as orientações normativas que contemplam esses eixos”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *